Os possíveis significados da Filosofia nas séries iniciais

Autores

  • Patrícia Peregrino Montenegro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4070

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Projeto Filosofia na Escola, Experiência Filosófica

Resumo

O trabalho com Filosofia nas séries iniciais se apresenta como um desafio para os diversos atores do contexto escolar. O texto expõe o caminhar do projeto Filosofia na Escola da Universidade de Brasília e procura refletir sobre seus inúmeros significados. A prática da filosofia com crianças como espaço de construção plural, multidisciplinar e de reflexão constante atravessa as reflexões do texto que também procura pensar os desafios e propostas que se descortinam nesse encontro com o pensar que passa a acontecer na Escola Classe 06 de Planaltina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Currículo da Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal: ensino fundamental 1ª a 4ª séries. 2ª edição. Brasília: Secretaria de Estado de Educação, 2002.

Koan , Walter Omar. Infância. Entre educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Leal , Bernadina. “Filosofia com crianças: uma incursão” In: Filosofia na escola pública. Vol V, Coleção Filosofia na Escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

Lipman , Matthew. O Pensar na Educação. Trad. Port. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Waksman , Vera. “Quem é o professor de Filosofia?” In: Filosofia na escola pública. Vol V, Coleção Filosofia na Escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Como Citar

Montenegro, P. P. (2011). Os possíveis significados da Filosofia nas séries iniciais. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (4). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4070

Edição

Seção

Dossier "Projeto Filosofia na Escola"