Oficina de jogos filosóficos -
pensar brincando Uma proposta de apoio a Educação para o Pensar
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3976Résumé
O encontro entre filosofia e crianças é possível e a proposta didático-metodológica da Comunidade de Investigação se apresenta como um excelente caminho para propiciá-lo. Porque através de jogos? Porque jogar é uma oportunidade criativa de se encontrar com a gente mesmo, com os outros, com o todo. É uma maneira lúdica, prazerosa e criativa de aprender a pensar, a agir, a refletir, a filosofar.Téléchargements
Références
ALMEIDA, Nondeilde Ferraz de, SANTOS, Raquel. Filosofia para Crianças um caminho. Belo Horizonte: Cultura, 1998. 78p.
CAPRA, Fritjof. O ponto de Mutação, Editora Cultrix,, São Paulo, 1990.
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1988.
__________________. Educação para o Pensar. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
__________________. Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
__________________.O Pensar na Educação. trad.: Ann Mary Fighiera Perpétuo. -Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
_____________________. Natasha, diálogos vygotskianos; trad.: Lólio Lourenço de Oliveira -Porto Alegre: Nova Alexandria, 1997.
_____________________;
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman, vol. 01 -Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
_______________.Filosofia para crianças: na prática escolar, vol. 02 -Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
________________. Filosofia na infância, vol. 03 -Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
________________. Filosofia para crianças: em debate, vol. 04 -Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
SÁTIRO, Angélica. Com diálogos, relatos e reflexões. -Belo Horizonte: Cultura, 1998.
SHARP, Ann Margaret OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula, trad.: Ana Luiza Fernandes Falcone -São Paulo: Nova Alexandria, 1994.