Filosofia para Crianças:
alternativa para uma infância plena ou um impulso para o seu desaparecimento?
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3952Résumé
Este texto trata da possível relação entre Filosofia para Crianças e "desaparecimento" da Infância, buscando especialmente em Matthew Lipman e Neil Postman o aporte teórico para pensar o papel da Filosofia perante uma infância em "desaparecimento". Diante da complexidade da temática, não temos a intenção de alcançar respostas, e sim instigar maiores reflexões.
Téléchargements
Références
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BRAYNER, Flávio. Da Criança-cidadã ao Fim da Infância. In: Educação e Sociedade,ano XXII, n. 76, outubro 2001, p.197-211.
CUNHA, José Auri. Ensinar Filosofia ou Ensinar a Filosofar? In: KOHAN, W. O. e LEAL, B. (orgs.) Filosofia para Crianças em Debate. 2 ed. Petrópolis: Vozes, vol. IV, 2000.
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, DF, 1998.
GADOTTI, Moacir. A Filosofia para Crianças e Jovens e as Perspectivas Atuais da Educação. In: KOHAN, W. O. e LEAL, B. (orgs.) Filosofia para Crianças em Debate. 2 ed. Petrópolis: Vozes, vol. IV, 2000.
KOHAN, Walter Omar.Filosofia para Crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Coleção (O que você precisa saber sobre).
LIPMAN, Matthew. Pimpa. 2 ed. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997. Coleção Filosofia para Crianças
_____. Alguns Pressupostos Filosóficos de Filosofia para Crianças. In: KOHAN, W. O. e LEAL, B. (orgs.) Filosofia para Crianças em Debate. 2 ed. Petrópolis: Vozes, vol. IV, 2000.
POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RUSSEFF, Ivan. A Infância no Brasil pelos Olhos de Monteiro Lobato. In: FREITAS, M. C. (org.). História Social da Infância no Brasil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.