TEATRO FILOSÓFICO: APRENDER E ENSINAR FILOSOFIA COM DELEUZE

Auteurs-es

  • Aldo Batista de Azevedo Júnior
  • Marcos de Camargo von Zuben

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35137

Mots-clés :

Ensinar, Aprender, Criação de conceitos, Acontecimento, Deleuze

Résumé

O artigo aborda o ensino e a aprendizagem de filosofia a partir da noção de criação de conceitos, conforme o entendimento de Deleuze. Para isso, discute o que significa criar conceitos em filosofia, associando essa concepção a uma nova imagem do pensamento que entende a criação de conceitos como o dizer do acontecimento, o sentido incorporal produzido pelo efeito do encontro dos corpos. Depois estabelece os vínculos entre o sentido e o acontecimento com uma nova imagem sobre ensinar e aprender filosofia e conclui com a figura do teatro para compreender esses vínculos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aldo Batista de Azevedo Júnior

UERN/CAPES

Marcos de Camargo von Zuben

UERN.

 

Références

ARAYA, Adán Salinas. Filosofía teatral: lecturas posibles de Deleuze. Hermenéutica intercultural, n. 32, 2019.

BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação e realidade, v. 27, n. 2, 2003.

BRÉHIER, Émile. A teoria dos incorporais no estoicismo antigo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. Disponível em: http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-de.html. Acesso em: 20 mai. 2019.

DELEUZE, Gilles. Curso sobre Spinoza. Paris, 1978 [Aula do dia 24/01/1978]. Disponível em: https://www.webdeleuze.com/textes/12. Acesso em: 27 jul. 2019.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles. Espinosa e o problema da expressão. São Paulo: Ed. 34, 2017.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DOSSE, François. Gilles Deleuze e Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FOUCAULT, Michel. Theatrum Philosophicum In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. Vol. II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p. 230-254.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

LA SALVIA, André Luis. A extração de problemas de uma pedagogia do conceito. Tese (Doutorado em Filosofia) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Instituto de filosofia e ciências humanas, Campinas, 2015.

LA SALVIA, André Luis. Deleuze e Guattari: uma aula sobre o que se busca. In: VELASCO, Patrícia Del Nero (Org.). Ensino de ”“ qual? ”“ filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019.

MACEDO, William Gustavo da Silva; CARVALHO, Flávio José de. Investigação acerca da pedagogia do conceito e sua aplicabilidade no ensino de filosofia no ensino médio. Problemata. v. 9, n. 3, p. 26-36, 2018.

VASCONCELLOS, Jorge. Teatro e filosofia em Gilles Deleuze. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 9, p. 101-108, out. 2010.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-12

Comment citer

Azevedo Júnior, A. B. de ., & Zuben, M. de C. von . (2020). TEATRO FILOSÓFICO: APRENDER E ENSINAR FILOSOFIA COM DELEUZE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 140–158. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35137

Numéro

Rubrique

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"