SOBRE A POSSIBILIDADE DE ENSINAR E APRENDER:

UM CONTRAPONTO ENTRE PLATÃO E JOÃO AMÓS COMÉNIO

Autores/as

  • Kelvin Custódio Maciel Universidade de Brasília
  • Mateus Gabardo Lemos

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4881

Palabras clave:

Coménio, Educação, Ensinar-aprender, Platão, Ser humano

Resumen

O artigo tem como objetivo compreender as relações entre Platão e Coménio no que se refere à possibilidade e aos modos de ensinar e aprender. Tanto Platão como Coménio veem a educação como principal forma de desenvolver o ser humano. Para isso, levam em conta a formação integral do mesmo, não se limitando à parte técnica e nem a pura transmissão de informações, mas o seu ser em geral. Ambas as propostas de ensino são resultantes da maneira como entendem o ser humano, e a capacidade que este tem de aprender. É possível ensinar tudo a todos? O que esses dois importantes teóricos da educação podem nos auxiliar numa análise crítica da educação contemporânea?

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Biografía del autor/a

Kelvin Custódio Maciel, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Cómo citar

Custódio Maciel, K., & Gabardo Lemos, M. (2017). SOBRE A POSSIBILIDADE DE ENSINAR E APRENDER:: UM CONTRAPONTO ENTRE PLATÃO E JOÃO AMÓS COMÉNIO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 101–118. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4881