DO DESENVOLVIMENTO DO FILOSOFAR ÀS IMPLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA:
ASPECTOS ACERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4802Palabras clave:
Filosofar, Tradição filosófica, Aprendizagem filosófica, Ensino de filosofia, Formação docenteResumen
O artigo propõe-se a analisar aspectos da formação universitária do licenciado em filosofia em relação ao seu futuro campo de atuação profissional. Para tanto põe-se em questão a própria experiência filosófica vivenciada ao longo do processo formativo e sua possível vinculação com a constituição docente do egresso. Três aspectos são orientadores dessa reflexão: a atitude filosófica original, o papel da tradição filosófica na formação e a elaboração conceitual em diálogo com a tradição.
Descargas
Citas
ALVES, Jânio. Filosofia; Referencial Curricular. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Porto Alegre: SE/DP, 2009.
ARISTÓTELES. Metafísica. Edição bilíngue estabelecida por Giovanni Reale (com tradução para o português de Marcelo Perine). São Paulo: Loyola, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 16 de agosto de 2006. Altera o artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 3/98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.In: Diário Oficial da União, Brasília, Ano CXLIV, n. 69, p. 31, 11 abr. 2007. Seção 1.
BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. In: Diário Oficial da União, Brasília, Ano CXLV, n. 104, p. 1, 03 jun. 2008. Seção 1.
GALLO, Silvio. Para além da explicação: o professor e o aprendizado ativo da filosofia. In: KUIAVA, Evaldo A. SANGALLI, Idalgo J. CARBONARA, Vanderlei (Orgs.). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Unijuí, 2008.
HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. Trad. Marco Antonio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
PLATÃO. Diálogos I: Teeteto (ou do conhecimento), Sofista (ou do ser), Protágoras (ou sofistas). Trad. Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2007.