DA ESCOLA DE SAMBA À ESCOLA FUNDAMENTAL:

CAMINHOS PARA PENSAR OS COTIDIANOS COM CRIS COSTA, CERTEAU E LEFEBVRE

Autores/as

  • Nívea Andrade

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4617

Palabras clave:

Cotidianos escolares, Práticas, Currículos, Redes de conhecimentos e significações e narrativas

Resumen

Através de narrativas sobre as práticas de uma professora brasileira, esta investigação busca pensar como docentes e discentes produzem currículos em seus cotidianos. Com a professora de artes, Cristiane Costa, e com apoio em Michel de Certeau, Henri Lefebvre entre outros, busco desenvolver uma discussão sobre os estudos dos cotidianos, propondo-me compreender algumas possibilidades das táticas cotidianas de aprenderensinar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Nilda. “Decifrando o pergaminho-o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas.” In: OLIVEIRA, Inês Barbosa e ALVES, Nilda (orgs). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas-sobre redes e saberes.Petrópolis: DP et Alii, 2008.

ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. “Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo de currículo”. In: LOPES, Alice e MACEDO, Elizabeth. (orgs). Currículo: debates contemporâneos.3ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano.12. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1994.

COUTINHO, Eduardo. “Entrevista”. In: BRAGANÇA. Felipe (org). Eduardo Coutinho.Rio de Janeiro, Editora Azougue, 2008. Coleção Encontros.

GIARD, Luce. “Apresentação”. In: CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. 12.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1994.

LEFEBVRE, Henri. A vida Cotidiana no Mundo Moderno. São Paulo: Editora Ática, 1991.

LOPES, ALICE Casimiro; MACEDO, Elizabeth. “O pensamento curricular no Brasil”. In: Currículos: debates contemporâneos.São Paulo, Cortez, 2010.

MARTIN-BARBERO, Jesus. “Diversidad en Convergência”. In: Seminário internacional sobre diversidade cultural.Brasília. Ministério da Cultura do Brasil, 2007.

REVEL, Jacques. “Entrevista com Jacques Revel”. In: Estudos Históricos,n.19. Rio de Janeiro, 1997: p.1-19

Cómo citar

Andrade, N. (2013). DA ESCOLA DE SAMBA À ESCOLA FUNDAMENTAL:: CAMINHOS PARA PENSAR OS COTIDIANOS COM CRIS COSTA, CERTEAU E LEFEBVRE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (20), 275–293. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4617

Número

Sección

Relatos de Experiência