A FILOSOFIA COMO PEDAGÓGICA:

COMPREENSÕES A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL

Autores/as

  • Daniel Pansarelli Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Hugo Allan Matos Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i14.4396

Palabras clave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Pedagógica, Totalidade analética

Resumen

Partindo-se de uma leitura crítica da produção filosófica latinoamericana em geral e brasileira em particular, pautada em autores como Cruz Costa, Salazar Bondy e Severino, busca-se apresentar a possibilidade de compreensão da Filosofia como uma pedagógica da libertação, tendo como referência principal o pensamento de Enrique Dussel.

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Biografía del autor/a

Daniel Pansarelli, Universidade Federal do ABC - UFABC

Filósofo, Doutor em Educação (Filosofia e Educação) pela USP. Professor adjunto no Curso de Filosofia da Universidade Federal do ABC - UFABC.

Hugo Allan Matos, Universidade Metodista de São Paulo

Filósofo, especialista em Filosofia Contemporânea e História e mestrando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, atuando como professor nesta mesma instituição.

Citas

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Publicado

2011-10-06

Cómo citar

Pansarelli, D., & Matos, H. A. (2011). A FILOSOFIA COMO PEDAGÓGICA:: COMPREENSÕES A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (14), 36–52. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i14.4396

Número

Sección

Artigos