O que “Ensinar Filosofia” quer dizer?

Autores/as

  • Arthur Meucci Universidade de São Paulo - USP
  • Clóvis de Barros Filho Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4386

Palabras clave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensino médio, Ideologia, Habitus, Plano de ensino

Resumen

Este artigo tem como objeto uma reflexão sobre o ensino de filosofia. Seu significado, seus pressupostos, e sua prática efetiva. No intuito de realizar uma reflexão filosófica que trate satisfatoriamente do problema colocado, fizemos uma pesquisa qualitativa com diversos agentes das esferas filosóficas (estudantes, professores, pós-graduandos, etc.). A análise do corpus forneceu um suporte às teorias levantadas sobre os aspectos implícitos no tocante ao ensino de filosofia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arthur Meucci, Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo e Espaço Ética.

Clóvis de Barros Filho, Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo e Espaço Ética.

Citas

ASPIS, R. P. L. “O Professor de Filosofia: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio Como Experiência Filosófica”. In: Cad. Cedes, Campinas, V. 24, n.º 64, set./dez. 2004, ps. 305-320.

ARANHA, M. L. & MARTINS, H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

ARISTOTE, Metaphysique II. Paris: Flammarion, 1965.

BORNHEIM, G. A. Introdução ao Filosofar. São Paulo: Globo, 2003.

BOURDIEU, P. & SAINT-MARTIN, M. “As categorias do juízo professoral”. In: Escritos de Educação. Maria A. Nogueira & Afrânio Catani (Org.) Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P. Ciencia de la ciencia y reflexividad. Barcelona: Anagrama, 2003.

____________. Les usages sociaux de la science. Paris: INRA, 1997.

____________. Questions de Sociologie. Paris: Éditions de Minuit, 1984.

____________. Raisons pratiques: Sur la théorie de l ´action. Paris:Éd. Seuil, 1994.

CASTRO, M. “Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu”. In: Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, Jan./Jun. 1998, V. 24, n.º 1, ps. 09-22.

CHAUÃ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1996.

FÁVERO, A. A. & CEPPAS, F. & GONTIJO, P. E. & GALLO, S. & KOHAN, W. O. “O Ensino da Filosofia no Brasil: Um Mapa das Condições Atuais”. In: Cad. Cedes, Campinas, V. 24, n.º 64, set./dez. 2004, ps. 257-284.

FERREIRA, Aurélio B. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Positivo, 2004.

JASPER, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 2000.

LEBRUN, G. “Por que filósofo?”. In: Estudos CEBRAP, São Paulo, V.15, 1976, ps.148-153.

LEOPOLDO E SILVA, F. “Currículo e formação: o ensino de filosofia”. IN: Síntese ”“ Nova Fase, Belo Horizonte, V. 20, n. 63, 1993, ps. 797-806.

______________________. “Por que filosofia no segundo grau”. In: Estudos Avançados, 6(14), São Paulo, 1992, ps. 157-166.

MIZUKAMI, Maria G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.

SILVA, M. “O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula”. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, Maio/Agosto 2005, n.º 29, p. 152-163.

WITTGENSTEIN, L., Philosophical Investigations. London: Basil Blackwell , 1958.

Cómo citar

Meucci, A., & Barros Filho, C. de. (2011). O que “Ensinar Filosofia” quer dizer?. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 76–92. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4386