Experiências Perturbadoras:

A Introdução do Conceito de Duração nas Análises sobre as Práticas Educativas

Autores/as

  • Ana Paula Patrocínio Holzmeister Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4179

Palabras clave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Pensamento, Aprendizagem inventiva, Práticas educativas

Resumen

Esse ensaio tem por finalidade discutir a abertura instaurada no debate educacional a partir da introdução do conceito de Duração produzido por Bergson, aproximando-o aos estudos deleuzianos sobre pensamento e aprendizagem. Partindo destes conceitos, procuro captar outros modos de atualização de processos educativos engendrados nos cotidianos escolares. Assim, tomando a prática docente como trabalho com matéria em movimento e não mais como ensino-transmissão de conhecimento, busco, de modo provisório, analisar as práticas de aprendizagem inventivas (Kastrup, 1999/2009) instauradas em meio aos encontros educativos considerando a dimensão intempestiva do conceito de tempo. Argumento que a introdução do tempo duração modificou radicalmente as concepções de desenvolvimento que norteiam as políticas cognitivas vinculadas à recognição, instaurando o tempo intempestivo. Assim, o campo problemático desse ensaio se desenvolve a partir da seguinte questão: Quais as implicações da introdução do conceito de duração no atravessamento do conceito de pensamento proposto por Deleuze para as investigações sobre as práticas educativas, no campo da Educação? Considero que, ao deslizarmos sobre a superfície de aderência nos movimentos introduzidos nos cotidianos escolares no encontro entre os corpos desejantes, é possível captar múltiplas experiências perturbadoras, as quais desestabilizam o modelo de escolarização dominante - momentos fugazes onde os fluxos intensivos criam canais de passagem para as intensidades vitais que emanam nos encontros entre os corpos, produzindo outros modos de aprender

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Biografía del autor/a

Ana Paula Patrocínio Holzmeister, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Estudante da PPGE/CE/Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Cómo citar

Holzmeister, A. P. P. (2011). Experiências Perturbadoras:: A Introdução do Conceito de Duração nas Análises sobre as Práticas Educativas. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (8/9), 55–65. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4179