CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DE FILOSOFIA QUE ACOLHEM ESTAGIÁRIOS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES

Autores

  • Fábio Antonio Gabriel
  • Ana Lúcia Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41455

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado em Filosofia, Licenciatura em Filosofia, Ensino de Filosofia

Resumo

Este artigo, resultado de um recorte de pesquisa de Doutorado em Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em que foram avaliadas as respostas a um questionário envolvendo 208 professores de Filosofia do estado do Paraná, teve por objetivo analisar as percepções dos professores de Filosofia do Ensino Médio sobre como eles podem contribuir para a formação de futuros professores de acordo com a concepção identitária de cada um. Os dados empíricos foram categorizados utilizando o software Atlas Ti e procedimento de análise textual discursiva. Os resultados apontam para a relevância da contribuição do professor que acolhe estagiários, reconhecendo seu papel na formação dos licenciandos, partindo das seguintes categorias: auxiliar os licenciandos em situações de insegurança; contribuir para a construção do saber filosófico; demonstrar a realidade da prática escola; incentivar o exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Ana Lúcia Pereira

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CARNEIRO, Stania Nagila Vasconcelos; SILVA, Elisangela André da Silva. O estágio supervisionado na formação do professor de filosofia. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e61796, p. 1-18, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.61796

GABRIEL, Fábio Antonio. A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia; SOUZA; Antonio Carlos. O estágio supervisionado em Filosofia como experiência filosófica e criação conceitual. Revista Intersaberes, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 584-595, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i27.1281

JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1971.

MARCELINO, Valéria de Souza; SILVA, Priscila G. Sousa e Silva. A análise textual discursiva: um exercício para sua aplicação. In: PEREIRA, Ana Lúcia et al. (org.). Coletânea metodologias para análises: discussões e aplicações na pesquisa em ensino. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2019. p. 23-46.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e prática da reflexão. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 2012. p. 13-35.

PIMENTA, Alessandro Rodrigues; SANTOS, Edinho Benésio. Uma análise plurimodal do conhecimento a partir do pensamento deleuziano: uma experiência filosófica no ensino médio. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 34, p. 59-70, nov. 2020/abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35132

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? São Paulo: Cortez Editora, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

SILVA, Matheus Bernardo. Apontamentos sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores: a importância de um entusiasmo crítico. Interação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 609-622, set./dez. 2019. DOI: https://www.revistas.ufg.br/interacao/issue/view/2149

TOMAZETTI, Elisete M. Estágio em Filosofia e práticas de experiências de si (docente). Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 34, p. 71-92, nov. 2020/abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35133

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Antonio Gabriel, F. ., & Lúcia Pereira, A. . (2021). CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DE FILOSOFIA QUE ACOLHEM ESTAGIÁRIOS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 124–137. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41455