ESTÁGIO E DIREITOS HUMANOS NA PRÁTICA ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO

Autores/as

  • Keberson Bresolin
  • Gilberto Starck Starck

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41437

Palabras clave:

Filosofia, Direitos Humanos, Estágio Obrigatório, Educação Básica

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino dos Direitos Humanos e sua aplicação a partir da experiência do estágio obrigatório do curso de licenciatura em Filosofia. O estudo foi basicamente desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, instigado por um caso específico vivenciado na prática do estágio. O estudo está estruturado em três partes: Na primeira parte, serão trazidas reflexões sobre o ensino de Filosofia e a Escola. Em seguida, partindo de um contexto histórico comum, se tratará a relação entre Filosofia e os Direitos Humanos. Por fim, o último tópico explicará porque a disciplina de Filosofia é o espaço ideal para que os direitos humanos sejam discutidos na educação básica. O artigo defende, portanto, que a disciplina de Filosofia é o lugar propício para o ensino, problematização e discussão dos direitos humanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keberson Bresolin

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas. E-mail:  keberson.bresolin@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5773-3270

Gilberto Starck Starck

Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Especialista em ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Rittter dos Reis – Uniritter. Cursando licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPEL. 

Citas

BOLESINA, Iuri; GERVASONI, Tássia Aparecida. As violações aos direitos fundamentais na ditadura militar brasileira: um estudo de caso envolvendo a justiça de transição, a jurisdição constitucional e as chances perdidas no regime militar brasileiro. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/276/226>. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ensino Médio. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em: 02 jun 2020.

BRASIL. Carta Capital. Por que os cursos de Filosofia e Sociologia incomodam Bolsonaro? Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/educacao/por-que-os-cursos-de-filosofia-e-sociologia-incomodam-bolsonaro/>. Acesso em: 28 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2020.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade do Estado de São Paulo. O Legado da ditadura para a educação brasileira. Disponível em: <http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/tomo-i/downloads/I_Tomo_Parte_1_O-legado-da-ditadura-para-a-educacao-brasileira.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2020.

BRASIL. CPERS diz que governo pretende fechar 2 mil turmas em 2019 e 5 mil até 2022; Seduc nega. Disponível em: <https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/2019/09/cpers-diz-que-governo-pretende-fechar-2-mil-turmas-em-2019-e-5-mil-ate-2022-seduc-nega/>. Acesso em: 02 mai. 2020.

BRASIL. Pontifícia Universidade Católica. Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. O legado da ditadura militar para a Educação brasileira. Disponível em: <https://www.pucsp.br/comissaodaverdade/downloads/movimento-estudantil/documentos/I_Tomo_Parte_1_O-legado-da-ditadura-para-a-educacao-brasileira.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2020.

BRASIL. Instituto Humanitas Unisinos. A volta do fascismo e a intolerância como fundamento político. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/558638-a-volta-do-fascismo-e-a-intolerancia-como-fundamento-politico>. Acesso em: 28 abr. 2020.

BRASIL. Memórias da Ditadura. A educação brasileira antes de 1964. Disponível em: <http://memoriasdaditadura.org.br/antes-do-golpe-2/>. Acesso em: 15 abr. 2020.

BRASIL. Presidência do Brasil. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei 11.788/2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 13 abr. 2020.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH – 3). Disponível em: <https://www.ohchr.org/Documents/Issues/NHRA/ProgrammaNacionalDireitosHumanos2010.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2020.

BRASIL. Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Filosofia na modalidade a distância. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/filosofiaead/files/2014/02/Projeto-Pedago%CC%81gico-do-Curso.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2020.

CARMINATI, Celso João. Formação e didática do ensino da Filosofia. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8084/7838>. Acesso em: 11 mai. 2020.

CARVALHO; Caroline Mendes de; CASTRO; Luciana Xavier de; SOUSA, Rones Aureliano de. Desafios e controvérsias da prática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), v. 11, p. 4, 2010.

DUTRA, Jorge da Cunha. Os desafios para o ensino de Filosofia diante da reestruturação do ensino médio brasileiro. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/issue/view/1042/Edi%C3%A7%C3%A3o%20Completa_v.4%2C%20n.%207%20%282015%29>. Acesso em: 12 mai. 2020.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a15>. Acesso em: 02 mai. 2020.

FERREIRA, Tarcísio José; SILVA, Luís Gustavo Moreira da. O papel da escola e suas demandas sociais. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/415>. Acesso em: 02 mai. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLO, Silvio Donizzeti de Oliveira. Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos.In: Filosofia: ensino médio / Coordenação, Gabriele Cornelli, Marcelo Carvalho e Márcio Danelon. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

GALLO, Silvio Donizzeti de Oliveira. O ensino de Filosofia e a Filosofia do ensino: cenários, desafios e perspectivas atuais. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/viewFile/3417/1869>. Acesso em: 11 mai. 2020.

GILES, Thomas Ransom. Filosofia da educação. São Paulo: EPU, 1983.

GONTIJO, Pedro. O ensino de Filosofia no Brasil: algumas notas sobre avanços e desafios. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/issue/view/185>. Acesso em: 11 mai. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. – São Paulo: Heccus Editora, 2018.

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Disponível em: < www.revistas.ufgrs.br>poesis>articles.download>. Acesso em: 27 mai. 2020.

MAYORAL, María Rosa Palazón. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vázquez. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/formacion-virtual/20100715081602/cap13.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2020.

MOREIRA, Najara Encarnação Leão. A docência de Filosofia frente às novas tecnologias: desafios para novos tempos. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Manaus: UFAM, 2019.

MOURA FILHO, Caio Leone de Almeida. Filosofia e ensino: questões e desafios para o professor de Filosofia no ensino médio. Disponível em: <http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2990>. Acesso em: 27 mai. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. O que são direitos humanos? Disponível em: <https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/>. Acesso em: 10 jun. 2020.

PERISSÉ, Gabriel. Mas o que é a escola? Disponível em: <https://www.correiocidadania.com.br/colunistas/gabriel-perisse/1681-15-04-2008-mas-o-que-e-a-escola>. Acesso em: 27 mai. 2020.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação / Philippe Perrenoud, Monica GatherThurler, Lino de Macedo, Nílson José Machado e Cristina Dias Alessandrini; trad. Claúdia Schilling e Fátima Murad. - Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PETRY. Almiro. A democracia e os direitos humanos na América Latina. Disponível em: <http://www.projeto.unisinos.br/humanismo/al/dem_dirhum.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2018.

PIOVESAN, Flavia. Ordem Jurídica e Igualdade Étnico-Racial. São Paulo: LUMEN JURIS, 2006.

PIRES, Thiago Vieira; VIOLA, Solon Eduardo Annes. Movimento de Justiça e Direitos Humanos e reorganização da sociedade civil. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/viewFile/32191/17166>. Acesso em: 15 abr. 2020.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula. São Paulo: Autores Associados, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PINTO, Simone Rodrigues. Direito à memória e à verdade: comissões de verdade na América Latina. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/11860>. Acesso em: 27 mai. 2020.

RUIZ, Castor M. M. Bartolomé. A testemunha e a memória: o paradoxo do indizível da tortura e o testemunho do desaparecido. Ciências Sociais Unisinos, v. 48, n. 2, mai/ago/2012.

SANTOS, Claudio Ferreira dos. Os desafios do ensino de filosofia na sociedade atual. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.

SANTOS, Marcelo Gonzaga dos; VARGAS, Claúdia Regina. Autoritarismo e educação no Brasil: as reformas educacionais da ditadura civil-militar (1964-74). Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20381/index.html>. Acesso em: 27 mai. 2020.

SILVA, Clemildo Anacleto da. Educação, tolerância e direitos humanos: a importância do ensino de valores na escola. Porto Alegre: Sulina; Porto Alegre: Editora Universitária Metodista, 2009.

SOUZA, Kairon Pereira de Araújo. A Filosofia no Ensino Médio: alguns desafios. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34211/20480>. Acesso em: 27 mai. 2020.

TIBURI, Márcia. Aprender a pensar é descobrir o olhar. Disponível em: < http://www.marciatiburi.com.br/textos/quadro_aprender.htm>. Acesso em: 27 mai.2020.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánches. Filosofia e circunstâncias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WEIPPERT, Silvane de Fátima. Os desafios do ensino de Filosofia: em busca de critérios didáticos e metodológicos. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/910>. Acesso em: 07 mai. 2020.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Bresolin , K. ., & Starck, G. S. (2021). ESTÁGIO E DIREITOS HUMANOS NA PRÁTICA ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 55–74. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41437