Arte e Educação:

a imagem como vida recriada

Autores/as

  • Rita Márcia Magalhães Furtado

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3944

Resumen

As questões que norteiam esta reflexão se colocam no entrecruzamento da Arte com a Educação bem como na inserção destas no mercado influenciado pelo poder midiático. A intervenção do educador apresenta-se como mediação que irá se contrapor à velocidade técnica imposta e buscar na interação logos/pathos a experiência do olhar pensante sobre a obra de arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARROYO, Miguel. Uma celebração da colheita. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. LOPES, José de Sousa Miguel. (orgs.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p.125-135.

COLI, Jorge. Elogio das trevas. In: BARBOSA, Ana Mae, FERRARA, Lucrécia, VERNASCHI, Elvira. (orgs.). O ensino das artes nas universidades. São Paulo: Edusp, 2001. p.51-58.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Lisboa: Ulisséia, s.d.

FOCILLON, Henri. Elogio da mão. In:_____. A vida das formas. Lisboa: Edições 70, 2001. p.105-129.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KUDIELKA, Robert. Artedo mundo ou arte de todo mundo? Do sentido e do sem-sentido da globalização nas artes plásticas. Novos Estudos CEBRAP , SÃO Paulo, n.67, p.143-154, nov.2003.

RANCIÈRE, Jacques. Les destin des images. Paris: La Fabrique, 2003.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VIRILIO, Paul. Estética de la desaparición. Barcelona: Editorial Anagrama, 1994.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

Cómo citar

Furtado, R. M. M. (2011). Arte e Educação:: a imagem como vida recriada. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (2). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3944

Número

Sección

Comunicações