ESCOLA, REVOLUÇÃO 4.0, CONSERVADORISMO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35139Palabras clave:
Conservadorismo, Escola, Homeschooling, Professor, Revolução 4.0Resumen
O objetivo deste texto é analisar dois movimentos que tendem a impactar na formação do docente: a uberização das relações trabalhistas e as inciativas educacionais com caráter conservador. O ponto de partida é a atual situação política e educacional na qual se inserem as políticas públicas que visam impactar na formação do professor, marcadas pela Revolução 4.0, pela reforma trabalhista e por propostas educacionais que negam o papel da escola e do professor no processo educativo. Por ser uma pesquisa qualitativa, buscou-se utilizar fontes que pudessem subsidiar a argumentação. Além disso, a análise de conteúdo foi o procedimento metodológico adotado, tendo livros, estudos quantitativos e análise documental como fontes.
Descargas
Citas
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviço na era digital. e-book. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, R. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In.: GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2001. p.35-48.
APPLE, M.W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Lei nº 13.467/2017. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm >. Acesso: 25/05/2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior 2018. Brasília: INEP, 2019. Disponível em < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf >. Acesso em 02/06/2020.
CHAUÃ, M. O que é a nova direita? Disponível em < https://outraspalavras.net/outrasmidias/marilena-chaui-o-que-e-a-nova-ultradireita/ >. Acesso em 25/05/2020.
COMENIUS. Didática magna. Tradução Ivone Castilho Benedetti. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DESCARTES. R. O discurso do método. São Paulo: Cultural, 1999.
DOMENICI, T. Laureate usa robôs no lugar de professores sem que alunos saibam. Matéria originalmente publicada no site A Pública. Disponível em < https:// apubli-ca.org/2020/04/laureate-usa-robos-no-lugar-de-professores-sem-que-alunos-saibam/#.XqrvvKaQleM.twitter >. Acesso em 27/05/2020.
FREITAS, L.C. Conservadores e neoliberais se encontram no homeschooling. Blog Avaliação educacional: blog do Freitas. Disponível em < https://avaliacaoeducacional.com /2019/01/27/conservadores-e-neoliberais-se-encontram-no-homeschooling/#:~:text=Para %20a%20alian%C3%A7a%20conservadora%2Fliberal,%2C%20portanto%2C%20coisa%20de%20comunista. >. Acesso em 02/06/2020.
HOLT, J. Aprendendo o tempo todo. Campinas: Verus, 2006.
ILLICH, I. Sociedade sem escolas. Tradução Lúcia Mathilde Endlich Orth. 7.ed. Petropolis: Vozes, 1985.
JORNAL IHU ONLINE. Ivan Illich, pensador radical e inovador. Ano 2, n.46, 9 de dezembro de 2002. Disponível em < http://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/46 >. Acesso em 31/05/2020.
ROCHA, R. Escola partida: ética e política na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2020.
RUSSELL. B. As funções de um professor. Tradução Olga Pombo. Lisboa: Relógio D’água, 2000. p.71-85.
RUSSELL. B. Sobre a educação. Tradução Renato Prelorentzou. São Paulo: EdUNESP, 2014.
SILVEIRA, J. B. Terceirização na educação e os prejuízos para o ensino. Revista Carta Capital, edição online. Disponível em < https://www.cartacapital.com.br/opiniao/ terceirizacao-na-educacao-e-os-prejuizos-para-o-ensino/ >. Acesso em 25/05/2020.
TESSARINI JUNIOR, G.; SALTORATO, P. Impactos da indústria 4.0 na organização do trabalho: uma revisão sistemática da literatura. In.: Revista Produção Online. v.18, n.2, p.743-769. Florianópolis, 2018. Disponível em < https://producaoonline.org.br/rpo/ arti-cle/viewFile/2967/1678 >. Acesso em 27/05/2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO; ITAÚ SOCIAL. Profissão Professor. julho, 2018. Disponível em < https://www.todospelaeducacao.org.br/pag/iniciativa-profissao-professor >. Acesso em 02/06/2020.