PRÁTICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: FILOSOFANDO COM A TRADIÇÃO E COM STAR TREK DEEP SPACE NINE NA SALA DE AULA

Autores/as

  • Valéria Cristina Lopes Wilke

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35138

Palabras clave:

Texto Fílmico, Ficção Científica, Star Trek - Deep Space Nine, Pedagogia da Imagem, Alteridade

Resumen

Discutir a potencialidade imagem em movimento no ensino de Filosofia e a compreensão do filme como discurso significante, conjugando as experiências desenvolvidas em pesquisas e sala de aula. Apresentar também recortes de disciplina ministrada que utilizou textos filosóficos e episódio de StarTrek Deep Space Nine. O filme é entendido como texto fílmico, um objeto em cuja materialidade estão inscritos diferentes códigos da linguagem cinematográfica, e como documento informacional, que comporta diferentes níveis de informações que necessitam ser reconhecidas e trabalhadas, a fim de que o uso pedagógico seja satisfatório. Assim, para além do entretenimento, o texto fílmico tem a possibilidade de ser usado como recurso pedagógico e de análise social. Observa-se como constitutivos do universo Trek os filmes realizados para o cinema e as séries televisivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Cristina Lopes Wilke

Professora Associada do Departamento de Filosofia ”“ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Citas

ALLEN, D. No mundo da ficção científica. São Paulo: Summus, 1973.

BACZKO, B. "Imaginação social". In: Enciclopédia Einaudi. Disponível em: https:// dri-ve.google.com/drive/folders/0B2fYI0opdjTIWFYtNVVZQTc4eUU. Acesso: 28 set. 2015.

CARRIÉRE, J-C. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DURAND, G. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro:

Difel, 1998.

ECO, U. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

FIKER, R. Ficção Científica: ficção, ciência ou uma épica da época? Porto Alegre: L&PM, 1985.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa-preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Relume Dumará, 2002.

FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas: o elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2010.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma. Porto Alegre: Sulina, 2012

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019

MONTAIGNE, M. de. Sobre os Canibais. In: Ensaios. Disponível em: http:// www.ufscar.br/~igor/wp-content/uploads/mont.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017

MONTAIGNE, M. Sobre os coches. In: Ensaios. Disponível em: https://www.companhiadasletras. com.br/trechos/85005.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017

QUIJANO, A. Colonialidade e Modernidade/Racionalidade. 2010. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em: https://www.buenastareas.com/ensayos/Colonialidade-e-Modernidade-Racionalidade-An%C3%ADbal-Quijano/1214755.html. Acesso em: 10 jul. 2017

VOLTAIRE. Micrômegas. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cv000044.pdf. Acesso em: 20 mar. 2017

NOGUEIRA, S. Michael Piller: a modernidade da Jornada. 2001. Trek Brasilis. Disponível em: https://www.trekbrasilis.org/classico/entrevistas/entrevista8.htm.Acesso em: 03 de janeiro de 2001.

NOGUEIRA, S. Duas vezes George Takei. 2005. Trek Brasilis. Disponível em: . Acesso em: 03 de jan. de 2005

SILVA, M. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galáxia (São Paulo, Online), n. 27, jun.2014, p. 241-252. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115810

jul. 2016

MACHADO SILVA, J. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina 2003

WILKE, Valéria C. L., OLIVEIRA, Carmen I. C., RIBEIRO, Leila B. “Informação e texto fílmico: uma concepção de apropriação e uso de conteúdos informacionais em filmes de ficção”. Comunicação apresentada no XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, Brasília, 2007.

WILKE, Valéria C. L. Didatizando o texto fílmico: uma proposta envolvendo concepções críticas de leitor e leitura. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Unesa, v.6, 2009, p.109-121

WILKE, Valéria C. L. “O filme como informação - a informação como processo transformador - a transformação do sujeito-espectador”. ANAIS do Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, Belo Horizonte. 2003. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/venancib/paper/viewFile/ 1937/1078.

WILKE, Valéria C. L. “O texto fílmico: suas leituras e práticas pedagógicas”. ANAIS DA X COMPÓS, Brasília. 2001. Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1282.pdf>. Acesso em: 22 fev. 200

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Wilke, V. C. L. . (2020). PRÁTICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: FILOSOFANDO COM A TRADIÇÃO E COM STAR TREK DEEP SPACE NINE NA SALA DE AULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 159–177. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35138

Número

Sección

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"