A REIFICAÇÃO DA CULTURA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO TREM DA VALE SOB A ÓTICA DA INDÚSTRIA CULTURAL

Autores/as

  • Ingrid Anastácia de Sousa
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
  • Rosany Cecília de Sena

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21007

Palabras clave:

Indústria Cultural, Educação Patrimonial, Esquematismo, Trem da Vale

Resumen

A mineradora Vale S.A., ativamente atuante na região de Mariana e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, idealizou um projeto direcionado à Educação Patrimonial que durante 8 anos foi considerado como um dos principais projetos com viés cultural da região. Neste contexto, considerando que a Educação Patrimonial é de extrema importância para a formação da identidade cultural e social do indivíduo autônomo, objetiva-se analisar, sob a perspectiva crítica, as inter-relações entre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale com o conceito que carrega a Indústria Cultural, conforme cunhado pelos teóricos críticos Theodor Adorno e Horkheimer no livro “Dialética do Esclarecimento” (1985).  Para tanto, para a realização da análise empírica utilizou-se como categoria de sentido a tese de Francisco Rüdiger (2004) sobre os esquematismos interpretativos comumente presentes nas práticas da Indústria Cultural.

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Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Anastácia de Sousa, I., Machado Saraiva de Albuquerque, C., & Cecília de Sena, R. (2018). A REIFICAÇÃO DA CULTURA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO TREM DA VALE SOB A ÓTICA DA INDÚSTRIA CULTURAL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (29), 71–84. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21007

Número

Sección

Dossiê: "Teoria Crí­tica e Educação na atualidade: olhares plurais"