O ACONTECIMENTO EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE:
UMA PERSPECTIVA DELEUZIANA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4873Keywords:
Deleuze, Educação do campo, Filosofia, Acontecimento, UniversidadeAbstract
O objetivo deste texto é analisar, a partir da filosofia da experiência de Deleuze, a potência presente na proposta de formação de professores dos cursos de educação do campo ao mesmo tempo em que são analisados os obstáculos dedicados à produção de sua inviabilidade. O resultado a que chego identifica essa potência nos indivíduos do campo e na possibilidade de fazerem viver seus desejos para além dos agenciamentos, estatal e militante.
Downloads
References
ALVES, Gilberto Luiz. Nasce uma nova instituição educacional. Intermeio. v. 4 n. 8, 1998, pp. 6-17.
ALVES, Gilberto Luiz. Educação no campo. Recortes no tempo e no espaço. Campinas: Autores Associados, 2009.
ARROYO, Miguel; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Articulação nacional por uma educação básica’ do campo. São Paulo, 1999.
ARRUDA, Élcia Esnarriaga de; BRITO, Silvia Helena Andrade de. Análise de uma proposta de escola específica para o campo. In. ALVES, Gilberto Luiz. Educação no campo. Recortes no tempo e no espaço. Campinas: Autores Associados, 2009.
BEZERRA NETO, Luiz. A educação rural no contexto das lutas do MST. HISTEBR Online.n. 20, p. 133 - 147, dez. 2005.
KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Saleti. Educação do campo: identidades e políticas. Brasília: Articulação nacional por uma educação do campo, 2002.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo.Coleção Trans. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs ”“capitalismo e esquizofrenia. Trad. Ana Lúcia de Oliveira; Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos.Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente. Programa Conheça a Educação do Cibec/Inep- MEC/SEF/COEA, 2001, pp. 15-26.
MARSCHNER, Walter. Lutando e ressignificando o rural em campo ”“ notas epistemológicas. Interações. v12 n.1, jan/jun. 2011, pp. 41-52.31
VEIGA NETO, Alfredo. É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação.v.17 n.15 mai/ago 2012, pp. 267-282.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade. Na literatura e na história. Trad. Paulo Henrique Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ZOURABICHVILI, François. Vocabulário Deleuze.Vers. Eletr.: Centro Interdisciplinar de Estudo em Novas Tecnologias e Informação UNICAMP, 2004.