(RE)ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR ÀS LUZES DE DELEUZE E GUATTARI

Autores

  • Leandro Aparecido de Souza
  • Alberto Albuquerque Gomes

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41440

Palavras-chave:

Imagem dogmática do pensamento, Rizoma, Reestruturação curricular, Formação continuada, Atuação docente

Resumo

Este artigo é o produto de reflexões realizadas sobre a organização curricular, erigindo-se na premissa deleuziana sobre novas formas de pensar e de expressar o pensamento, buscando questionar a imagem dogmática do pensamento e seu modelo genealógico, tanto na concepção curricular, quanto na relação entre professor e aluno. Nosso objetivo é, às luzes das reflexões e concepções que Deleuze e Guattari desenvolvem sobre a organização de um sistema em forma de rizoma, propor uma (re)estruturação curricular do curso de formação continuada de professores “Inclusão no ambiente escolar: desafios e possibilidades”. Para tanto abordamos inicialmente questões sobre a imagem do pensamento, o sistema de organização rizomático e o currículo enquanto máquina de reprodução para, posteriormente, discutir o rizoma como base da reestruturação curricular propondo, assim, uma forma de organização do currículo em que a atuação docente supere o faça “como eu” e promova o “faça comigo”.

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Biografia do Autor

Leandro Aparecido de Souza

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Birigui. 

Alberto Albuquerque Gomes

Doutor em Educação. Professor aposentado da Unesp. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Presidente Prudente.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Aparecido de Souza, L. . ., & Albuquerque Gomes, A. (2021). (RE)ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR ÀS LUZES DE DELEUZE E GUATTARI. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 75–85. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41440