O SÓCRATES DE NIETZSCHE E A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • Cristiano da Rocha Tavares

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41433

Palavras-chave:

Nietzsche, Sócrates, Educação, Vontade de potência, Autossuperação

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão de estudos que sugerem uma certa proximidade de pensamento entre Nietzsche e Sócrates, conforme a leitura de Kohan (2011) com base na tese de Nehamas e a leitura de Paula (2009) com referência à tese de Kaufmann. Da leitura destes comentadores, depreende-se que a autossuperação, o instinto e a vontade de potência, enquanto mecanismos de afirmação à vida, são para Nietzsche o ponto de partida para a crítica da razão universal imposta pelo iluminismo: a democratização do acesso à cultura e à educação proporcionou como consequência uma baixa qualidade educacional para a Alemanha de seu tempo. Com efeito, conclui-se que o ensino de filosofia não deve se limitar ao ensino de história da filosofia, sob pena de prejudicarmos o desenvolvimento do espírito crítico do educando.

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Biografia do Autor

Cristiano da Rocha Tavares

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), contato: cristiano.tavares@ufabc.edu.br

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Cristiano da Rocha Tavares. (2021). O SÓCRATES DE NIETZSCHE E A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 17–29. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41433