UMA ANÁLISE PLURIMODAL DO CONHECIMENTO A PARTIR DO PENSAMENTO DELEUZIANO: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35132Keywords:
Ensino, . Desterritorialização, Filosofia Plurimodal, Rizoma, TerritórioAbstract
O presente artigo analisa possibilidades do fazer filosófico no Ensino Médio, problematizando as experiências singulares dos indivíduos e fugindo de certezas definitivas no âmbito da filosofia. O artigo apresenta uma filosofia não mais como um desvelamento do ser, e sim, o modo pelo qual se explora os potenciais do sujeito na relação com o real, em vista de construir algo novo a partir das questões concretas de cada indivíduo. O que importa é, pois, o lugar de fala, uma geofilosofia, na qual estão presentes as crenças dos indivíduos, sua ideologia política, arte, religião etc. Para pensar esse fluxo de experiências, a figura do docente e discente são imprescindíveis, pois ambos são partícipes de um processo que possibilita a passagem das experiências pré-filosóficas para um saber consistente. Além disso, a preocupação é fazer uma análise aguçada de fenômenos que permitem vários olhares para uma mesma realidade, ou seja, é importante sempre perceber as zonas de fuga, pensando rizomaticamente a fim de que o conhecimento não permaneça estagnado.
Downloads
References
ALLIEZ, É. Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Editora 34, 2000.
BRITO, M. R; RAMOS, M. Do pensamento dogmático ao pensamento problema: por uma aprendizagem ”“ acontecimento. Comunicações, V, 21, n. 21. 2014. p. 183-198. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/viewFile/1077/1330>. Acesso em: 13/12/2018.
DELEUZE, G. Conversações. Trad. de Peter. P. P. São Paulo: Editora 34, 2013.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo, Perspectiva, 2015.
DELEUZE, G. Mil Platôs Vol. I: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, G. Mil Platôs Vol. IV: Capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34, 2012.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
DELEUZE, G. ; PARNET. C. O Abecedário de Gilles Deleuze. Transcrição do vídeo da série de entrevistas feitas por Claire Parnet, 1988. Disponível em: http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf. Acesso em: 12/11/2018.
GONTIJO, P. E. Nos caminhos de uma educação por vir: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze. Campinas/SP: Unicamp, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251862/1/Gontijo_PedroErgnaldo_D.pdf. Acesso em 20/05/2019.
LAPOUJADE, D. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: N-1, 2015.
LARRAURI, M. O desejo segundo Gilles Deleuze. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
LIPMAN. M. O pensar a educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAIS, D. Singularidade e repetição: “eterno retorno” como símbolo da afirmatividade trágica. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Revista Trilhas filosóficas, Ano 1 ”¢ Nº 1 ”¢ Jan/Jun 2008. Disponível em: http://www.uern.br/outros/trilhasfilosoficas/conteudo/singularidade%20e%20repeticao_.pdf. Acesso em: 05/08/ 2018.
SANTOS, W. M. O conceito de geofilosofia em Deleuze e Guattari. Bahia: Universidade Estadual da Bahia. Revista Pandora Brasil, 34, 155-169, Setembro de 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/9378773-O-conceito-de-geofilosofia-em-deleuze-e-guattari.html. Acesso em: 12/01/2019.
SCHOPKE, R. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, um pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
ZOURABICHVILI, F. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.