EXPERIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO:

A FORMAÇÃO HUMANA NA MODERNIDADE E UMA ALTERNATIVA DE ESTUDOS PARA O CAMPO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Fernanda Antônia Barbosa da Mota Universidade de Brasília
  • Heraldo Aparecido Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4879

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a noção da experiência no âmbito da filosofia da educação. Na transposição dos ideais formativos iluminista e romântico para os sistemas escolares ocorre a marginalização da experiência, a centralidade das noções modelares hegemônicas (a cientifica-especializada e a crítica-reflexiva) e o problema da redução da experiência ao empírico. Na contemporaneidade, indicamos caminhos alternativos para a retomada da experiência no campo de estudos da filosofia da educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Mota, F. A. B. da, & Silva, H. A. (2017). EXPERIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO:: A FORMAÇÃO HUMANA NA MODERNIDADE E UMA ALTERNATIVA DE ESTUDOS PARA O CAMPO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 69–85. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4879

Edição

Seção

Artigos