A ARETÉ COMO IDEAL FORMATIVO DA PAIDEIA GREGA

Autores

  • Lidia Maria Rodrigo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4859

Palavras-chave:

Areté, Excelência humana, Grécia antiga

Resumo

Como princípio formativo da paideia grega, o conceito de areté (virtude) referia-se, em termos gerais, a um ideal de excelência humana. Inicialmente ligado à antiga cultura aristocrática, restrita à nobreza, teve como paradigma as figuras exemplares de deuses e heróis. No período clássico, a virtude foi redefinida pelos sofistas, visando atender às necessidades educativas da polis, por meio do ensino da areté política, centrada na retórica. No mesmo período, a filosofia platônica concebeu a virtude como um ideal moral, resultado da relação entre uma boa natureza e uma boa educação. À educação competia gerir os impulsos contraditórios da alma, harmonizando-os, pela superação do antagonismo ente razão e paixões. Estas distintas visões formativas coexistiram no período clássico, atestando a riqueza cultural da antiga Grécia.

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Biografia do Autor

Lidia Maria Rodrigo, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

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Como Citar

Rodrigo, L. M. (2016). A ARETÉ COMO IDEAL FORMATIVO DA PAIDEIA GREGA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (26), 120–132. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4859

Edição

Seção

Dossiê: "Contribuições formativas da Filosofia"