A ÉTICA COMO CUIDADO DE SI:

PRESSUPOSTOS PARA A EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4808

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Ética, Subjetividade, Cuidado de Si

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância de que no Ensino Técnico se desenvolva uma formação humana alicerçada nos pressupostos éticos do cuidado de si, superando a visão determinista e instrumental da técnica. Recuperando o conceito grego do Cuidado de Si (Epimeleia heautou), torna-se possível pensar uma educação que leve o indivíduo a conceber sua vida como um modo de ser (éthos), o que lhe permite viver melhor como indivíduo e cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, I. L. Foucault e a ética dos atos de liberdade. In: CANDIOTTO, C. (Org.). Ética: abordagens e perspectivas. 2 ed. Curitiba: Champagnat - Ed. PUCPR, 2011, p. 143-162.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução Ingrid M. Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. Trad. Márcio A. da Fonseca e Salma T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004

.______. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 2 ed. Trad. Elisa Monteiro. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2005a.

______. Arte, Epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Trad. Vera L.A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

______.(1994)Dits et Ecrits IV (1980-1988). Paris: Editions Gallimard: 1994. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/187478738/Foucault-Michel-Dits-Et-Ecrits-Tome-4-1980-1988>, acesso em: 04 fev. 2014.

______. “Omnes et Singulatim”: uma Crítica da Razão Política. In: Estratégia, poder-saber. 2 ed. Tradução Vera L. A. Ribeiro. Forense Universitária. Rio de janeiro: 2006, p. 355-385.

______. Ética, Sexualidade, Política. Trad. Elisa Monteiro e Inês A.D. Barbosa. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

______. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

______. Microfísica do Poder. 21 ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2005b.

______. (1990) O que é a crítica? (Crítica e Aufklärung). Disponível em: <http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/biblio.html>, acesso em: 12 mai. 2010.

______. O Sujeito e o Poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica Tradução Vera P. Carreto. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1995a, p. 231-249.

______. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica Tradução Vera P. Carreto. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1995b, p. 253-278.

______.Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 30 ed.Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2005c.

FREITAS, A. S. A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia. Revista Brasileira de Educação. v. 18, n. 53 abr.-jun. 2013, p. 325-493. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200005&lang=pt>. Acesso em: 13 mar. 2014.

GROS, F. Foucault e a questão do quem somos nós? In: USP. Tempo Social.São Paulo: Revista de Sociologia da USP, V7, Nº. 1-2 (out.), 1995, p. 175-178.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Parecer CNE/CEB Nº 11/2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica>, acesso em: 23 jul. 2013.

______. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica>, acesso em: 23 jul. 2013.

RABINOW, P; DREYFUS, H. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica Trad. Vera P. Carreto. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 253-278.Número 26: maio-out./2016.

Downloads

Como Citar

A ÉTICA COMO CUIDADO DE SI:: PRESSUPOSTOS PARA A EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. (2016). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (26), 41–56. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4808

Edição

Seção

Artigos