A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO IMPLÍCITA NA CAPOEIRA PENSADA A PARTIR DA LEI 10.639/03

Autores

  • Gustavo Arantes Camargo Universidade de Brasília
  • Amanda Shütte

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4807

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Capoeira, África, Ancestralidade, Cultura popular

Resumo

O presente texto se propõe a pensar a problemática afrobrasileira, em especial sua inserção no contexto escolar a partir da Lei 10.639/03, apresentando a capoeira como elo entre educação e cultura afrobrasileira. Esta abordagem será feita a partir de conceitos filosóficos, culturais e educacionais importantes como afroperspectivismo, ancestralidade, cultura oral e popular, assim como a questão da historicidade pensando sua relação com a capoeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Arantes Camargo, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

BENJAMIN, W. “Sobre o conceito de história”. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. Em: “Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura.” São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232.

______________. “O narrador: considerações sobre a obra de NIkoli Leskov”. Em: “Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura.” São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221.

________________. “Experiência e pobreza”. Em “Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura.” São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. “História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil” / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. -- Brasília : MEC/SECADI, UFSCar, 2014.Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/Histria%20e%20cultura%20africana%20e%20afro-brasileira%20na%20educao%20infantil.pdf

CASTRO JR., L.V. “Capoeira Angola: olhares e toques cruzados entre historicidade e ancestralidade”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25. N. 2, p. 143-158, jan. 2004. Em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/232

_______________. “Oralidade, discursos e saberes do corpo-capoeira como arte”. Revista Fenix: Revista de História e estudos culturais. Vol. 9, ano: IX, N. 3, 2012.Em: http://www.revistafenix.pro.br/vol30luis.php

FREIRE, P. “Educação cultural para a liberdade”. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

GAGNEBIN, J.M. “História e narração em Walter Benjamin”. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1999.

MURICY, K. “Alegorias da dialética”. Relume Dumará. Rio de Janeiro, 1999.

NOGUEIRA, R. “O ensino de filosofia e a Lei 10.639”. Pallas editora. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2014.

OLIVEIRA, E.D. “Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira”. Revista Sulamericana de filosofia da educação (RESAFE) Número 18, maio-outubro de 2012, 28-47.Em: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/7029

RAMOSE, M.B. “Sobre a legitimidade e o estatuto da filosofia africana”. Ensaios Filosóficos, Volume IV, outubro de 2011.Em: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo4/RAMOSE_MB.pdf

SANTOS, Luis Carlos. “Ancestralidade e liberdade: Em torno de uma filosofia africana no Brasil”. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 18: maio-out/2012, p. 48- 61.

SCHÜTTE, A. “Capoeirando a educação”. Dissertação de mestrado. UFF. Niterói, 2015. Inédita.

SILVA e HEINE, “Capoeira e inclusão social” em ITAMARATY. “Textos do Brasil.” Edição número 14:Capoeira. Sem data. Disponível em:http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista-textos-do-brasil/portugues/edicao-no-14-capoeira. Acesso em 3/06/2015ZERBO, J.K. “História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África” / editado por Joseph Ki”‘Zerbo. ”“ 2.ed. rev. ”“ Brasília : UNESCO, 2010. Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205171. Acesso em: 15/07/2015Número 26: maio-out./2016

ZERBO, J.K. “História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África” / editado por Joseph Ki”‘Zerbo. ”“ 2.ed. rev. ”“ Brasília : UNESCO, 2010. Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205171. Acesso em: 15/07/2015

Downloads

Como Citar

Camargo, G. A., & Shütte, A. (2016). A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO IMPLÍCITA NA CAPOEIRA PENSADA A PARTIR DA LEI 10.639/03. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (26), 25–40. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4807

Edição

Seção

Artigos