INVENTANDO TEMPOS OUTROS COM BERGSON E DELEUZE EM COLETIVOS ESCOLARES: A POTÊNCIA DA IMAGEM-MOVIMENTO E DA IMAGEM-TEMPO NAS PRODUÇÕES CURRICULARES

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho Universidade de Brasília
  • Steferson Zanoni Roseiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4788

Resumo

O artigo objetiva, a partir de problematizações estabelecidas em redes de conversações no encontro entre professores e imagens fílmicas, discutir os conceitos de tempo vivido, afetivo, e percebido. Tomando como intercessores teóricos Bergson e Deleuze, aposta no uso de imagens fílmicas (imagem-movimento e imagem-tempo) como disparadora de modos mais potentes de viver as tramas do tempo no cotidiano escolar e, nesse sentido,  enfoca a imagem como máquina de pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

AZAMBUJA, Marcos Adegas de. Henri Bergson e seus conceitos de duração,inteligência e intuição para problematizar a psicologia. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 15., 2009, Maceió. Anais...Maceió: ABPS, 2009.

BERGSON, Henri. Matéria e memória:ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CARVALHO, Janete Magalhães. Currículos entre imagens, sensações e afecções. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS, 7., 2013, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: Proped/Uerj, 2013.

CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et Alii, 2009.

COELHO, Jonas Gonçalves. Ser do tempo em Bergson. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, v. 8, n. 15, p. 233-246, mar./ago.2004.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento.São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo.São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, Gilles, PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.

GUERÓN, Rodrigo. Da imagem ao clichê e do clichê Ã imagem:Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2011.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença:Deleuze, o pensador nômade. São Paulo: EDUSP; Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2004.

Downloads

Como Citar

Carvalho, J. M., & Roseiro, S. Z. (2016). INVENTANDO TEMPOS OUTROS COM BERGSON E DELEUZE EM COLETIVOS ESCOLARES: A POTÊNCIA DA IMAGEM-MOVIMENTO E DA IMAGEM-TEMPO NAS PRODUÇÕES CURRICULARES. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 83–96. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4788

Edição

Seção

Artigos