INFÂNCIA, FILOSOFIA E PÓLIS:

EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA

Autores

  • Walter Omar Kohan Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4774

Palavras-chave:

Infância, Sócrates, Platão, Filosofia para crianças

Resumo

Exagerando uma certa tensão existente entre Sócrates e Platão em Diálogos como Apologia de Sócrates, Górgias e A República, este artigo busca pensar uma oposição mais profunda entre duas políticas da educação da infância em nome da filosofia: como conhecimento verdadeiro do bom e do belo (Platão), a filosofia aspira à conversão da infância; como forma de vida questionadora (Sócrates), ela abre um espaço de interrogação para escutar a infância. No artigo, mostramos como o programa Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman, parece situar-se do lado de Platão, destacando os impactos de tal postura em relação à força criadora da infância.

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Biografia do Autor

Walter Omar Kohan, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

PLATÃO. Górgias. Tradução direta do grego por Carlos Alberto Nunes. (Versão eletrônica). Digitalizado: GrupoAcrópolis. (Filosofia). Disponível em <http://u.jimdo.com/www36/o/s46f5f7ff782ca167/download/m332b34f071ab63af/1330668433/Platao+-+Gorgias.pdf>. Acesso: 12 Jan 2015.

PLATÃO. A República. Tradução direta do grego por Carlos Alberto Nunes. Belém, PA: UFPA, 2000. 3a. Ed. Revisada.

PLATÃO. Apologia de Sócrates, Críton. Trad. Manoel de Oliveira Pulquério. Lisboa: Edições 70, 1997.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1988. Número 24: maio/out - 2015

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Como Citar

Kohan, W. O. (2016). INFÂNCIA, FILOSOFIA E PÓLIS:: EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 335–344. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4774

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"