PENSAMENTO FILOSÓFICO AFRICANO, AFRO-BRASILEIRO E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA:

OUTRO OLHAR (FORMAÇÃO E ENCANTAMENTO)

Autores

  • Adilbênia Machado Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4732

Palavras-chave:

Filosofia africana, Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, Formação, Currículo, Encantamento

Resumo

Esse artigo tem o intuito de pensar o ensino de história e cultura africana e afro-brasileiro desde a perspectiva da filosofia africana contemporânea. Tem o encantamento como delineador para a formação em torno das relações étnico-raciais, refletindo uma educação inclusiva e que valoriza a diversidade. Traz reflexões e perspectivas para um currículo outro por meio do personagem Ananse, onde o conhecimento só faz sentido compartilhado.

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Biografia do Autor

Adilbênia Machado, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Machado, A. (2016). PENSAMENTO FILOSÓFICO AFRICANO, AFRO-BRASILEIRO E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA:: OUTRO OLHAR (FORMAÇÃO E ENCANTAMENTO). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 3–23. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4732

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Artigos