FORMAÇÃO E CRÍTICA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA NOS ESCRITOS DE TÜBINGEN
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i22.4656Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Educação, Filosofia, Bildung, Razão, Sensibilidade, Religião, MoralResumo
As pesquisas daqueles que se interessam pela filosofia e pela literatura do Idealismo alemão acabam, vez por outra, encontrando a questão da Bildung. O nosso intento é reconhecer os termos ligados a essa discussão na filosofia de Hegel, em especial aqui, fazendo a leitura daquele que é considerado o seu primeiro fragmento de reflexão filosófica.
Downloads
Referências
BECKENKAMP, J. O jovem Hegel: formação de um sistema pós-kantiano. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
BORGES, B. I. A Fenomenologia do Espírito como romance de formação; in: Veri-tas, v 55, nº 3, set-dez 2010, pp.158-177. Porto Alegre.
ESTRADA, J. A. Deus nas tradições filosóficas: Vol. II Da morte de Deus à crise do sujeito. Trad. de Maria A. Diaz; São Paulo: Paulus, 2003.
HEGEL, G. W. F.Fé e Saber. Trad. De Oliver Tolle; São Paulo: Hedra, 2009
________Hegels theologische Jungedschriften; herausgegeben von Herman Nohl; Tübingen: Verlag, 1907. Disponível em http://www.arcliive.org/details/hegelstheologiscOOhege.
________ Scritti Teologici Giovanili; Trad. di N. Vaccaro e E. Mirri; Napoli: Guida Editori, 1977.
MARCUSE, H.Contra-revolução e revolta. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
TAMINIAUX, J. La nostalgie de la Grèce à l’aude de l’Idealisme Allemand. La Haye: Martinus Nijhoff, 1967.
TAYLOR, C. Hegel e a sociedade moderna; trad. de Luciana Pudenzi; São Paulo: Edições Loyola, 2005.