FREIRE LEITOR DE MARX:

BREVE EXAME DE ALGUNS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • José Antônio Feitosa Apolinário Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i22.4652

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Educação, Filosofia, Consciência, Libertação, História, Práxis

Resumo

O presente artigo tenciona analisar algumas matrizes fundamentais do pensamento de Karl Marx reputadas indispensáveis à compreensão da noção de educação popular construída por Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido, discutindo as razões que sustentam a hipótese segundo a qual a justificação ético-política da proposta freireana está alicerçada na concepção de mundo marxiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Feitosa Apolinário, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

CINTRA, Benedito Eliseu Leite. Paulo Freire entre o grego e o semita:filosofia e comunhão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

______. Pedagogia da autonomia. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

______. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GONZÁLEZ, Armando Bandera. Paulo Freire:um pedagogo. Caracas: UniversidadCatolica Andres Bello, 1981.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o estado moderno. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio (1830): a ciência da lógica. São Paulo: Loyola, 1995.

LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Encontro com Paulo Freire. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES/UNICAMP, v. 31, n. 1, p. 47-75, 1979.

LEONARD, Peter; MCLAREN, Peter. Paulo Freire: a critical encounter. Routledge: London, 1993.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

OLIVEIRA, Ivanilde A. de.Leituras freireanas sobre educação. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. 14. ed. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008.

______. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

______. Miséria da filosofia. Porto: Escorpião, 1976.

______. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Ed. Moraes, 1984.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Ed. Moraes, 1984.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

PEREIRA, D. F. F.; PEREIRA, E. T. “Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível”. Revista HISTEDBR. Campinas: UNICAMP, n. 40, p. 72-89, dez., 2010.

TEIXEIRA, Luiz Gonzaga. Elogio da pedagogia. São Paulo: Loyola, 2001.

WARREN, Bill. “Personal construct psychoterapy as praxis”. In: Philosophical di-mensions of personal construct psychology. London: Routledge, 1998.

ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007

Downloads

Como Citar

Apolinário, J. A. F. (2014). FREIRE LEITOR DE MARX:: BREVE EXAME DE ALGUNS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO POPULAR. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (22), 57–72. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i22.4652

Edição

Seção

Artigos