FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ORIGEM E IMPORTÂNCIA

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning
  • Laura Maria dos Santos Maurano

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4627

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Formação de professores

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, pautada no pensamento reflexivo deweyano, que teve como objetivo encontrar subsídios teóricos para analisar a origem e a importância da Filosofia à Educação brasileira, enquanto atividade problematizadora voltada à mudança,  devendo estar sempre vinculada à prática. Verificou-se que a Educação só passou a ser um problema para a Filosofia a partir da formação de professores com a implantação das escolas normais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasília. Capes. Cursos Recomendados. Disponível em <http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados> Acesso em: 07 a 30 de jun.2013.

Brasília. Ministério da Educação e Cultura. Legislação Educacional. Disponível em <http://portal.mec.gov.br> Acesso em: 15 de jul.2013.

DEWEY, John. Como pensamoscomo se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Trad. Haydée Camargo Campos. 4aed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a. Atualidades Pedagógicas. Vol. 2.

______Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. Trad. Godo-fredo Rangel e Anísio Teixeira. 4aed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b. Atualidades Pedagógicas. Vol. 21.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. 5a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

NÓVOA, Antonio. Por que história da educação. IN: STEPHANOU, Maria. BAS-TOS, Maria Helena Camara. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no brasil. Vol. III -Século XX.

PAIM, Antônio. Histórias das ideias filosóficas no Brasil. 6aed. Vol. II. Salvador: Humanidades. 2007.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. 2aed. São Paulo: Cortez, 2007.

______A Filosofia da Educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRAL-DELLI, Paulo Junior. O que é filosofia da educação. 2aed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

TEIXEIRA Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. A escola progressis-ta ou a transformação da escola. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

Downloads

Como Citar

Henning, L. M. P., & Maurano, L. M. dos S. (2014). FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ORIGEM E IMPORTÂNCIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (21), 47–71. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4627

Edição

Seção

Artigos