FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ORIGEM E IMPORTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4627Palavras-chave:
Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Formação de professoresResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, pautada no pensamento reflexivo deweyano, que teve como objetivo encontrar subsídios teóricos para analisar a origem e a importância da Filosofia à Educação brasileira, enquanto atividade problematizadora voltada à mudança, devendo estar sempre vinculada à prática. Verificou-se que a Educação só passou a ser um problema para a Filosofia a partir da formação de professores com a implantação das escolas normais.
Downloads
Referências
Brasília. Capes. Cursos Recomendados. Disponível em <http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados> Acesso em: 07 a 30 de jun.2013.
Brasília. Ministério da Educação e Cultura. Legislação Educacional. Disponível em <http://portal.mec.gov.br> Acesso em: 15 de jul.2013.
DEWEY, John. Como pensamoscomo se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Trad. Haydée Camargo Campos. 4aed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a. Atualidades Pedagógicas. Vol. 2.
______Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. Trad. Godo-fredo Rangel e Anísio Teixeira. 4aed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b. Atualidades Pedagógicas. Vol. 21.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. 5a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
NÓVOA, Antonio. Por que história da educação. IN: STEPHANOU, Maria. BAS-TOS, Maria Helena Camara. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no brasil. Vol. III -Século XX.
PAIM, Antônio. Histórias das ideias filosóficas no Brasil. 6aed. Vol. II. Salvador: Humanidades. 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. 2aed. São Paulo: Cortez, 2007.
______A Filosofia da Educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRAL-DELLI, Paulo Junior. O que é filosofia da educação. 2aed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
TEIXEIRA Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. A escola progressis-ta ou a transformação da escola. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.