A FORMAÇÃO ESCOLAR EM DEBATE:

RACIONALIDADE, BUROCRACIA E DESENCANTAMENTO

Authors

  • Rafael Bianchi Silva
  • Alonso Bezerra de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4613

Keywords:

Racionalidade, Burocracia, Desencantamento do Mundo, Educação Escolar

Abstract

Este artigo propõe a discussão da educação escolar tomando como ponto de partida a burocracia, a racionalidade e o conceito de desencantamento do mundo proposto por Max Weber. Por fim, discutimos os impactos para a subjetividade dos principais envolvidos no processo educacional ”“ professor e aluno ”“ para sinalizar possíveis movimentos que tornem mais dinâmica as relações humanas na educação institucionalizada.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARROS NETA, M.A.P. Desencantamento do Mundo, Burocracia e Educação.Tese (doutorado) ”“Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas/SP: 2006.

BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras Correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

_______. Tempos Liquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

_______. Modernidad Líquida. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica: 2009.

_______. Legisladores e intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.

CALDAS, R.F.L.; HUBNER, M.M.C. O desencantamento com o aprender na escola: o que dizem professores e alunos. Psicologia: Teoria e Prática”“2001, 3 (2):71-82.

CARLOTTO, M.S. A síndrome de Bournout e o Trabalho Docente. Psicologia em Estudo. v. 7 no. 1 Maringá Jan./June 2002.

CARVALHO, A.B. Burocracia e a educação moderna: anotações a partir de Max Weber. In: VII Simpósio Internacional Processo Civilizador: História, Civilização e Educação(2003). Disponível em http://www.fef.unicamp.br/sipc/anais7/Trabalhos%5CxBurocracia%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Moderna.pdf.Acessado em 08/07/2010.

_______. Max Weber: modernidade, ciência e educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

DEJOURS, Christophe. A Loucura do Trabalho. São Paulo: Cortez-Oboré: 1992.

FREUND, J. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação(Rio Claro. Online), v. 21, p. 1-18, 2011.

LEAL, E.M..C. Foucault, Weber e a Liberdade. Anais do XV Encontro Nacional da Abrapso(2009). Disponível em http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/111.%20foucault,%20weber%20e%20a%20liberdade.pdf. Acessado em 09/07/2010.

________. Racionalização e Liberdade na Perspectiva de Max Weber. Enfoques (Rio de Janeiro), v. 6, p.1-20, 2007.

MANCEBO, Deise . Trabalho Docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n.1, p. 74-80, 2007.

MANSANO, S.R.V.Sorria, Você Está Sendo Controlado: Resistência e Poder na Sociedade de Controle. São Paulo: Summus Editorial, 2009.

LOPES, M. C. R. Universidade Produtiva e Trabalho Docente Flexibilizado. Estudos e Pesquisas em Psicologia(UERJ), Rio de Janeiro, 2006.

REALE, G; ANTISERI, D. História da Filosofia ”“V.6: De Nietzche a Escola de Frankfurt.SãoPaulo: Loyola, 2005.

RODRIGUES, José. Educação superior e conhecimento para a competitividade: convergências entre as propostas da CNI e do governo Lula para a reforma universitária. In: 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu. 40 anos de pós-graduação em educação no Brasil. p. 1-16. Rio de Janeiro: ANPEd, 2005.

SHINN, T. Desencantamento da Modernidade e da Pós-Modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento. Scientle Studia. v.6. n.1. p.43-81. São Paulo, 2008.

TAVARES, M.A. Trabalho Docente na Universidade Pública: uma reflexão sobre o produtivismo acadêmico na contemporaneidade. Argumentum. Vitória (ES), ano 3, n.3, v. 1, p.238-250, jan./jun.2011.

WEBER, M. Ensaios de sociologia. (orgs.). H. H. Gerth e Ch. W. Mills. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

________. A “objetividade” nas ciências sociais. In COHN, Gabriel. Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 2001.

How to Cite

Silva, R. B., & Carvalho, A. B. de. (2013). A FORMAÇÃO ESCOLAR EM DEBATE:: RACIONALIDADE, BUROCRACIA E DESENCANTAMENTO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (20), 221–240. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4613

Issue

Section

Artigos