JOHN DEWEY E GEORGE ORWELL:

SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO, A COMUNICAÇÃO E O PODER

Autores

  • José Claudio Morelli Matos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thais Ferreira Ali Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4530

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Literatura, Filosofia da Educação, Dewey, Orwell, Pensamento reflexivo, Linguagem, Comunicação

Resumo

Este trabalho estabelece um diálogo entre o discurso filosófico e literário. Os autores que fundamentam esta tentativa são John Dewey e George Orwell. Pensamento Reflexivo e Comunicação são os conceitos aqui empregados.  A assim chamada novilíngua tem, na obra de Orwell, a pretensão de restringir o próprio pensamento individual manipulando o processo social da comunicação. Discutir sobre a possibilidade de uma manipulação em massa da mentalidade conduz a um exame crítico das noções presentes no pensamento deweyano sobre educação. 

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Referências

BIESTA, Gert. The Communicative turn in Dewey’s Democracy and Education. In: HANSEN, David (ed.) John Dewey and Our Educational Prospect. Albany: State University of New York Press. 2006.

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ORWELL, George. (1948). 1984. 29ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2005.

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Como Citar

Matos, J. C. M., & Ali, T. F. (2012). JOHN DEWEY E GEORGE ORWELL:: SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO, A COMUNICAÇÃO E O PODER. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 142–161. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4530

Edição

Seção

Artigos