JOHN DEWEY E GEORGE ORWELL:
SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO, A COMUNICAÇÃO E O PODER
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4530Palavras-chave:
Filosofia, Educação, Literatura, Filosofia da Educação, Dewey, Orwell, Pensamento reflexivo, Linguagem, ComunicaçãoResumo
Este trabalho estabelece um diálogo entre o discurso filosófico e literário. Os autores que fundamentam esta tentativa são John Dewey e George Orwell. Pensamento Reflexivo e Comunicação são os conceitos aqui empregados. A assim chamada novilíngua tem, na obra de Orwell, a pretensão de restringir o próprio pensamento individual manipulando o processo social da comunicação. Discutir sobre a possibilidade de uma manipulação em massa da mentalidade conduz a um exame crítico das noções presentes no pensamento deweyano sobre educação.
Downloads
Referências
BIESTA, Gert. The Communicative turn in Dewey’s Democracy and Education. In: HANSEN, David (ed.) John Dewey and Our Educational Prospect. Albany: State University of New York Press. 2006.
CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey”“A Utopia Democrática. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.
DEWEY, John. (1924). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1959.
_____. Textos Selecionados. São Paulo: Nova Cultural, 1974, Col. Os Pensadores.
_____. (1933). Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1979.
ORWELL, George. (1948). 1984. 29ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2005.