EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E FINITUDE
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4528Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Filosofia, Educação, Fenomenologia hermenêutica, Conhecimento, Finitude, Ser-no-mundoResumo
A complexidade da realidade humana não permite que a razão instrumental esgote explicativamente os elementos que compõe a realidade educacional. Surge a necessidade de uma atitude aberta e atenta para compreender aquilo que se recusa e esconde na cotidianidade. A fenomenologia hermenêutica é consciência dos limites da racionalidade, postura vigilante, um desafio para a responsabilidade e criatividade na atividade pedagógica.
Downloads
Referências
APEL, Karl-Otto. Transformação da filosofia I. Trad. Paulo Soethe. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
DASTUR, Françoise. A morte ”“ensaio sobre a finitude. Trad. Maria T. Pontes. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
HEBECHE, Luiz. O Escândalo de Cristo ”“ensaio sobre Heidegger e São Paulo. Ijuí: Ed. UNIJUÃ, 2005.
HEIDEGGER, Martin. Ser y Tiempo. Chile: Editorial Universitaria, 1998.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LOPARIC, Zeljko. Ética e finitude. 2ª edição. São Paulo: Editora Escuta, 2004.
NUNES, Benedito. Passagem para o poético ”“filosofia e poesia em Heidegger. São Paulo: Ática, 1992.
RÉE, Jonathan. Heidegger. São Paulo: UNESP, 2000.
STEIN. Ernildo. Melancolia. Porto Alegre: Ed. Movimento, 1976.
_______. Compreensão e Finitude ”“estrutura e movimento da interrogação heideggeriana. Ijuí: Unijuí, 2001.