A HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO DE FILOSOFIA:
CONSIDERAÇÕES A PARTIR GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4452Palavras-chave:
Filosofia, Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, História da filosofia, Gramsci, Ensino MédioResumo
O presente artigo visa a discutir o papel da história da filosofia no ensino dessa disciplina à luz das considerações de Antonio Gramsci, colhidas principalmente nos Cadernos 10 e 11 de sua obra Cadernos do Cárcere. Espera-se demonstrar a importância da história da filosofia, não no sentido de “informar historicamente o aluno sobre o desenvolvimento da filosofia passada”, mas, antes, de “formá-lo culturalmente”, a fim de “ajudá-lo a elaborar criticamente o próprio pensamento”.
Downloads
Referências
COUTINHO, Carlos Nelson. Introdução. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Edição Carlos Nelson Coutinho com Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, p. 7-74.
GRAMSCI, A. Caderno 10 (1932-1935) -A filosofia de Benedetto Croce. In: ___. Cadernos do Cárcere. Edição Carlos Nelson Coutinho com Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, pp. 275-430.
______. Caderno 11 (1932-1933) -Introdução ao Estudo da Filosofia. In: ___. Cadernos do Cárcere. Edição Carlos Nelson Coutinho com Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, pp. 81-226.
MARX, K. e ENGELS, F. A ideol ogia al emã(Feuerbach). São Paulo: HUCITEC, 1991.
SILVEIRA, Renê José Trentin. Teses sobre o ensino de Filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, R. J. T. S. e GOTO, R. Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo,Loyola, 2007, pp. 77-118.