A HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO DE FILOSOFIA:

CONSIDERAÇÕES A PARTIR GRAMSCI

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4452

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, História da filosofia, Gramsci, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo visa a discutir o papel da história da filosofia no ensino dessa disciplina à luz das considerações de Antonio Gramsci, colhidas principalmente nos Cadernos 10 e 11 de sua obra Cadernos do Cárcere. Espera-se demonstrar a importância da história da filosofia, não no sentido de “informar historicamente o aluno sobre o desenvolvimento da filosofia passada”, mas, antes, de “formá-lo culturalmente”, a fim de “ajudá-lo a elaborar criticamente o próprio pensamento”.

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Referências

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Como Citar

A HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO DE FILOSOFIA:: CONSIDERAÇÕES A PARTIR GRAMSCI. (2012). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (17), 89–105. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4452

Edição

Seção

Artigos