ENSINAR”“APRENDER FILOSOFIA NA ESCOLA:

A EXPERIÊNCIA DO PIBID NO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA

Autores

  • Adriany Thatcher Castro Soares Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Alexandra Quadro Siqueira Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Vera Lúcia Santos Mutti Malaquias Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4444

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensinar-aprender filosofia, PIBID, Filosofia na cozinha

Resumo

O presente trabalho analisa o itinerário do ensino de filosofia no Brasil, analisando o percurso da ausência desta disciplina nos currículos escolares, até a recente obrigatoriedade legal, que fundamenta a criação de propostas tais como a do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Abordamos os objetivos e os resultados do programa desenvolvido na Universidade Federal da Bahia (UFBA), contextualizando as ações empreendidas na escola pública, desde 2010, tendo como enfoque o projeto Filosofia na Cozinha.

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Biografia do Autor

Adriany Thatcher Castro Soares, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Aluna da graduação em Filosofia e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia (PIBID - UFBA de Filosofia).

Alexandra Quadro Siqueira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Aluna da graduação de Filosofia, Mestranda em Educação e voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia (PIBID - UFBA de Filosofia).

Vera Lúcia Santos Mutti Malaquias, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Aluna da graduação em Filosofia e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia (PIBID - UFBA de Filosofia).

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Soares, A. T. C., Siqueira, A. Q., & Malaquias, V. L. S. M. (2011). ENSINAR”“APRENDER FILOSOFIA NA ESCOLA:: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 109–119. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4444

Edição

Seção

Relatos de Experiência