A QUESTÃO DA VERDADE EM RICHARD RORTY:

REPERCUSSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Etinete Nascimento Gonçalves Colégio Teresiano CAP-PUC

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4438

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Neopragmatismo, Relativismo, Verdade

Resumo

O objeto deste artigo é a investigação das influências do neopragmatismo na educação, tomando como base o pensamento de Richard Rorty. Identifica algumas convergências entre a cultura pós-moderna e o neopragmatismo, especialmente quanto ao fim das metanarrativas, no sentido de reconhecer as alterações na educação daí decorrentes. Tem como foco de investigação principal a questão da verdade, que se relaciona diretamente com as atividades educacionais, como as discussões em torno de currículos escolares. Apresenta algumas das consequências pedagógicas e políticas decorrentes da presença do ideário neopragmatista no campo educacional, tais como o esvaziamento do conceito de verdade que transfere para a educação o relativismo exacerbado. Aponta a importância do resgate do valor da verdade, superando o relativismo e a postura de permanente desconfiança característica da pós-modernidade. Demonstra que o pragmatismo, em sua versão contemporânea, corrobora uma perspectiva que se alia às novas narrativas neoliberais, também presentes na educação. Tais concepções, ao mesmo tempo em que esvaziam o conceito de verdade, deixam também esvaziada a luta política por uma educação de qualidade para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Etinete Nascimento Gonçalves, Colégio Teresiano CAP-PUC

Doutora em Educação (UERJ); Mestre em Artes Visuais (UFRJ). Especialista em Medidas Educacionais da Fundação Cesgranrio; Webmaker do Colégio de Aplicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Teresiano CAP/PUC.

Referências

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FORQUIN, Jean-Claude. O currículo entre o relativismo e o universalismo.Revista Educação e Sociedade, vol. 21, nº. 73. Campinas, Dec. 2000. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S0101-73302000000400004

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João F. & TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

RORTY, Richard. Science as solidarity. In: NELSON, J. S.; MEGILL, A.; McCLOSKEY, D. M. (eds.) The Rethoric of the human sciences. Madison, WI: University of Wisconsin Press, 1997.

RORTY, Richard. Pragmatismo, filosofia analítica e ciência. In. PINTO, Paulo Roberto Margutti. Filosofia analítica, pragmatismo e ciência.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade.São Paulo: Martins, 2007.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. São Paulo: Record, 1999.

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Gonçalves, E. N. (2011). A QUESTÃO DA VERDADE EM RICHARD RORTY:: REPERCUSSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 30–47. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4438

Edição

Seção

Artigos