A FILOSOFIA COMO PEDAGÓGICA:

COMPREENSÕES A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL

Autores

  • Daniel Pansarelli Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Hugo Allan Matos Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i14.4396

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Pedagógica, Totalidade analética

Resumo

Partindo-se de uma leitura crítica da produção filosófica latinoamericana em geral e brasileira em particular, pautada em autores como Cruz Costa, Salazar Bondy e Severino, busca-se apresentar a possibilidade de compreensão da Filosofia como uma pedagógica da libertação, tendo como referência principal o pensamento de Enrique Dussel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pansarelli, Universidade Federal do ABC - UFABC

Filósofo, Doutor em Educação (Filosofia e Educação) pela USP. Professor adjunto no Curso de Filosofia da Universidade Federal do ABC - UFABC.

Hugo Allan Matos, Universidade Metodista de São Paulo

Filósofo, especialista em Filosofia Contemporânea e História e mestrando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, atuando como professor nesta mesma instituição.

Referências

CRUZ COSTA, J. Contribuição à história das idéias no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

DUSSEL, E. Ética de la liberación: en la edad de la globalización y de la exclusión.4.ed. Madrid: Editorial Trotta, 2002.

____. Filosofía de la liberación. 4.ed. Bogotá: Editorial Nueva América, 1996.

____. La pedagógica Latinoamericana. Bogotá: Editorial Nueva America, 1980.

____. Método para uma filosofia da libertação: superação analética da dialética hegeliana. São Paulo: Loyola, 1986.

____. Política de la liberación: arquitectónica. Madrid, Editorial Trotta, 2009.

____. Política de la liberación: historia mundial y crítica. Madrid: Editorial Trotta, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LEVINAS, E. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.

MATOS, H. A. Uma introdução à filosofia da libertação latino-americana de Enrique Dussel. Disponível em http://hamatos.wordpress.com/artigos-cientificos-meus/. Acesso em 01 jul 10.

PANSARELLI, D. A filosofia dusseliana da libertação e sua ética. Revista Ensayo y error, v.12, n. 24. Caracas: Universidad Simón Rodriguez, 2003.

____. Verdades e interpretações: a filosofia hermenêutica no contexto latino-americano. In: Filosofia e modernidade. São Bernardo do Campo: UMESP, 2008.

REGINA, J. E. Filosofía latinoamericana. Revista Libertação-Liberación: nova fase, n. 1. Curitiba: IFiL, 2000.

SALAZAR BONDY, A. ¿Existe una filosofía de nuestra América?. 11.ed. México: Siglo XXI Editores, 1988.

ZEA, L. La filosofía americana como filosofía sin más. 3.ed. México: Siglo XXI Editores, 1975.

Downloads

Publicado

2011-10-06

Como Citar

Pansarelli, D., & Matos, H. A. (2011). A FILOSOFIA COMO PEDAGÓGICA:: COMPREENSÕES A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (14), 36–52. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i14.4396

Edição

Seção

Artigos