O que “Ensinar Filosofia” quer dizer?

Autores

  • Arthur Meucci Universidade de São Paulo - USP
  • Clóvis de Barros Filho Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4386

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensino médio, Ideologia, Habitus, Plano de ensino

Resumo

Este artigo tem como objeto uma reflexão sobre o ensino de filosofia. Seu significado, seus pressupostos, e sua prática efetiva. No intuito de realizar uma reflexão filosófica que trate satisfatoriamente do problema colocado, fizemos uma pesquisa qualitativa com diversos agentes das esferas filosóficas (estudantes, professores, pós-graduandos, etc.). A análise do corpus forneceu um suporte às teorias levantadas sobre os aspectos implícitos no tocante ao ensino de filosofia.

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Biografia do Autor

Arthur Meucci, Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo e Espaço Ética.

Clóvis de Barros Filho, Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo e Espaço Ética.

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Como Citar

Meucci, A., & Barros Filho, C. de. (2011). O que “Ensinar Filosofia” quer dizer?. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 76–92. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4386

Edição

Seção

Artigos