A Crítica como Ferramenta de Liberdade

Autores

  • Arlindo Rodrigues Picoli Faculdade Salesiana de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4377

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Crítica foucaultiana, Liberdade foucaultiana, Ensino crítico, Ensino, Ensino da filosofia

Resumo

Este ensaio problematiza as relações entre a crítica e a liberdade conforme Michel Foucault. Apresenta o resultado de uma investigação especulativa baseada no estudo e em experiências interpretativas dos textos. A necessidade de desenvolver nos estudantes a capacidade crítica, é uma constante em muitos discursos pedagógicos da atualidade. A utilização da crítica como ferramenta de liberdade nos incentiva a criar novas práticas na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlindo Rodrigues Picoli, Faculdade Salesiana de Vitória

Mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professor da Faculdade Salesiana de Vitória.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: M. Fontes, 2003.

CASTELLO, L. A., MÁRSICO, C.T. Oculto nas palavras. Dicionário Etimológico de termos usuais na práxis docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

________. Dits et écrits.T. IV. Paris: Gallimard, 1994.

________. Crítica y Aufklãrung [“Qu’est-ce que la Critique?”]. In: Revista de Filosofía -Universidad de Los Andes. Mérida, n. 8, p. 5-30, 1995.

________. Ditos & Escritos IV (Estratégia poder-saber). Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2003.

________. Ditos & Escritos V ( Ética, sexualidade, política). Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2004.

________. Ditos & Escritos II (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento).Rio de Janeiro : Forense Universitária. 2005a.

________. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal. 2005b.

________. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola. 2006a.

________. Ditos & Escritos III (Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema).Rio de Janeiro : Forense Universitária. 2006b.

________. Historia de la locura em la época clasica. Vol. I. E-book disponível em: <http://www.uruguaypiensa.org.uy/noticia_160_1.html>. Acesso em: 31/01/2008a.

________. Historia de la locura em la época clasica. VoI. II. E-book disponível em m: <http://www.uruguaypiensa.org.uy/noticia_160_1.html>. Acesso em: 31/01/2008b.

PORTOCARRERO, Vera. Reabilitação da concepção de Filosofia como ascese no pensamento tardio de Foucault. In: KOHAN, Walter Omar e GONDRA, José (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

REVEL, Judit. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

SARDINHA, Diogo. Reinventando o sujeito e a crítica. Os Antigos, Kant e Boudelaire. In: KOHAN, Walter Omar e GONDRA, José (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Downloads

Como Citar

Picoli, A. R. (2011). A Crítica como Ferramenta de Liberdade. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 31–40. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4377

Edição

Seção

Artigos