(RE)ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR ÀS LUZES DE DELEUZE E GUATTARI
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41440Palavras-chave:
Imagem dogmática do pensamento, Rizoma, Reestruturação curricular, Formação continuada, Atuação docenteResumo
Este artigo é o produto de reflexões realizadas sobre a organização curricular, erigindo-se na premissa deleuziana sobre novas formas de pensar e de expressar o pensamento, buscando questionar a imagem dogmática do pensamento e seu modelo genealógico, tanto na concepção curricular, quanto na relação entre professor e aluno. Nosso objetivo é, às luzes das reflexões e concepções que Deleuze e Guattari desenvolvem sobre a organização de um sistema em forma de rizoma, propor uma (re)estruturação curricular do curso de formação continuada de professores “Inclusão no ambiente escolar: desafios e possibilidades”. Para tanto abordamos inicialmente questões sobre a imagem do pensamento, o sistema de organização rizomático e o currículo enquanto máquina de reprodução para, posteriormente, discutir o rizoma como base da reestruturação curricular propondo, assim, uma forma de organização do currículo em que a atuação docente supere o faça “como eu” e promova o “faça comigo”.
Downloads
Referências
ABREU, Ovídeo de. O fora e o signo. O que nos faz pensar. Rio de Janeiro, n. 22, nov. 2007.
BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação e Realidade. Campinas: n. 2, v. 27, 179-204, jul./dez. 2002.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. 3ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. 1.ed. trad. Ruth Joffily Dias e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio: 1976.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
GAUTHIER, Clermont. Esquizoanálise do currículo. Educação e Realidade. v. 27, n. 2, 143.155, jul./dez. 2002.
RIZOMA. In: Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2021. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 30 jan. 2021.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Unesco: Digital Library, 1998. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394>. Acesso em: 25 jan. 2020.
YOUNG, M. Teoria do Currículo: o que é importante e o porquê é importante. Cadernos de pesquisa, v.44 n.151, p.190-202, jan./mar 2014.