ESTÁGIO E DIREITOS HUMANOS NA PRÁTICA ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO

Autores

  • Keberson Bresolin
  • Gilberto Starck Starck

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41437

Palavras-chave:

Filosofia, Direitos Humanos, Estágio Obrigatório, Educação Básica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino dos Direitos Humanos e sua aplicação a partir da experiência do estágio obrigatório do curso de licenciatura em Filosofia. O estudo foi basicamente desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, instigado por um caso específico vivenciado na prática do estágio. O estudo está estruturado em três partes: Na primeira parte, serão trazidas reflexões sobre o ensino de Filosofia e a Escola. Em seguida, partindo de um contexto histórico comum, se tratará a relação entre Filosofia e os Direitos Humanos. Por fim, o último tópico explicará porque a disciplina de Filosofia é o espaço ideal para que os direitos humanos sejam discutidos na educação básica. O artigo defende, portanto, que a disciplina de Filosofia é o lugar propício para o ensino, problematização e discussão dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Keberson Bresolin

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas. E-mail:  keberson.bresolin@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5773-3270

Gilberto Starck Starck

Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Especialista em ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Rittter dos Reis – Uniritter. Cursando licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPEL. 

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Bresolin , K. ., & Starck, G. S. (2021). ESTÁGIO E DIREITOS HUMANOS NA PRÁTICA ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 55–74. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41437