O MANIFESTO DOS PIONEIROS E A CRISE DE IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DIÁLOGO ATEMPORAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41434Palavras-chave:
Educação, Identidade, Crise, HistóriaResumo
O presente artigo intenciona abordar alguns elementos oriundos do texto produzido pelos signatários do chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e, a partir dessa ação, promover uma análise estritamente filosófica acerca do caráter visionário e inovador das ideias apresentadas nesse documento. Para tanto, o texto está explicitamente dividido em três momentos. Num primeiro momento, é apresentada a constatação da crise que permeia a Educação no Brasil e a sugestão de enfrentamento da mesma, através da orientação para uma nova forma de compreender sua essência, sentido e missão. Em seguida, são explicitados alguns princípios filosóficos da Educação, os quais, no entendimento dos Pioneiros, deveriam ser levados em conta na criação de quaisquer políticas educacionais e curriculares. E, por fim, é lançada uma breve discussão sobre três instituições responsáveis pela produção de conhecimentos e valores: i) o ensino superior, ii) o ambiente familiar e iii) a educação básica.
Downloads
Referências
ALGRANTI, Leila Mezan. Educação feminina: vozes dissonantes no século XVIII e prática colonial. In: MONTEIRO, John Manuel & BLAJ, Ilana (orgs). História & Utopias. São Paulo: ANPUH, 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
DELORENZO NETO, Antônio. Sociologia aplicada à educação: precedida de noções de Sociologia Geral. 2ª edição. São Paulo, Duas Cidades, 1977.
DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor: por que Donald Schön não entendeu Luria. Educação e Sociedade, v.24, n.83, p.601-625, ago. 2003.
FÁVERO, Maria de Lourdes. A Universidade no Brasil: das origens à reforma universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-32. Editora UFPR, 2006.
JAEGER, Werner. Paidéia – A formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. Martins Fontes, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, Vol. 1, 1997.
AZEVEDO, Fernando de. et. al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010. (MPEN).
MATTEI, Bruno. Solidariedade ou fraternidade: um importante desafio político. Transcrição de intervenção realizada no Seminário sobre Fraternidade como Categoria Política. Roma: Câmara dos Deputados, 16 de março de 2009.
PEREZ, Tereza. (Org.). Diálogo escola-família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens / organização Tereza Perez. — São Paulo: Moderna, 2019.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da educação. 15ª Edição. Editora Ática: São Paulo, 2009.
PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. 12ª Edição. Editora Ática: São Paulo, 1993.
SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei. (Orgs.). História e História da Educação – O debate teórico-metodológico atual. 3ª Edição. Coleção Educação Contemporânea. Editora Autores Associados, 2006.