O SÓCRATES DE NIETZSCHE E A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41433Palavras-chave:
Nietzsche, Sócrates, Educação, Vontade de potência, AutossuperaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão de estudos que sugerem uma certa proximidade de pensamento entre Nietzsche e Sócrates, conforme a leitura de Kohan (2011) com base na tese de Nehamas e a leitura de Paula (2009) com referência à tese de Kaufmann. Da leitura destes comentadores, depreende-se que a autossuperação, o instinto e a vontade de potência, enquanto mecanismos de afirmação à vida, são para Nietzsche o ponto de partida para a crítica da razão universal imposta pelo iluminismo: a democratização do acesso à cultura e à educação proporcionou como consequência uma baixa qualidade educacional para a Alemanha de seu tempo. Com efeito, conclui-se que o ensino de filosofia não deve se limitar ao ensino de história da filosofia, sob pena de prejudicarmos o desenvolvimento do espírito crítico do educando.
Downloads
Referências
ACOSTA, L. G. G. Nietzsche professor: por um ensino de filosofia potencializador. Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, v. 3, n. 2, p. 180-194, Jul/Dez 2017. Disponivel em: <https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/30473>. Acesso em: 29 jan. 2021.
AIRES, M. G. A Filosofia no Ensino Médio à luz da perspectiva socrática da reflexão e do questionamento. NESEF Filosofia e Ensino, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 22-33, 2017. Disponivel em: <https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/59519>. Acesso em: 29 jan. 2021.
ANDRADE DE, W. P. O(s) Sócrates de Nietzsche: uma leitura d’O nascimento da tragédia. Campinas: [s.n.], 2009.
AZEREDO, V. D. D. Filosofa e Educação em Nietzsche. Contexto & Educação, Ijuí, v. 97, n. 30, p. 160-164, Set/Dez 2015.
FREZZATTI JR, W. A. “O Problema de Sócrates”: um exemplo da fisiopsicologia de Nietzsche. Filosofia Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 303-320, 2008.
KOHAN, W. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Muller. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MEDEIROS, M. D. C. V. Z. &. R. R. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação. Trilhas Filosóficas – Revista Acadêmica de Filosofia, Caicó, v. n.1, n. ano VI, p. 71-93, jan-jun 2013. ISSN ISSN 1984-5561.
NIETZSCHE, F. Escritos Sobre Educação. Tradução de Noéli Correia de Melo Sobrinho. São Paulo: Loyola, 2003.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos Ídolos: como filosofar a marteladas. Tradução de Carlos Antonio Braga. São Paulo: LaFonte, 2018.
PAULA, W. A. D. O(s) Sócrates de Nietzsche: Uma Leitura d´O Nascimento da Tragédia. Campinas: [s.n.], 2009. Dissertação de Mestrado. Orientador: Oswaldo Giacoia Júnior.