ENSINO DE FILOSOFIA E O PAPEL DA LÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Autores

  • Clarice Rosa Machado
  • Maria Alice Coelho Ribas
  • Diego Carlos Zanella

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41432

Palavras-chave:

Ensino, filosofia, lógica

Resumo

O presente artigo aborda o tema do ensino de Filosofia e busca ressaltar o papel da lógica no desenvolvimento da consciência crítica do educando na disciplina de Filosofia na Educação Básica. Trata-se de uma abordagem qualitativa de revisão de literatura narrativa acerca da temática. Por fim, conclui-se que a inserção da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio compreende a necessidade da formação crítica e autônoma do educando e, nesse sentido, o ensino da lógica contribui de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao pensar próprio da Filosofia que privilegia o pensamento autônomo e criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Rosa Machado

Graduada em Filosofia. Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Professora do Cursinho Popular Lumturo.

Maria Alice Coelho Ribas

Graduada em Filosofia e Psicologia. Mestre em Filosofia. Professora do Curso de Filosofia, na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. E-mail: marialicecr@hotmail.com

Diego Carlos Zanella

Doutor em Filosofia. Professor do Curso de Filosofia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética nos Uso de Animais (CEUA), na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e atual presidente da seção regional no Rio Grande do Sul (gestão 2020-2022).

Referências

ASPIS, R. L.; GALLO, S. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 ago. 2020.

COPI, I. M. Introdução à lógica. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação–uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980a. Educação como prática da liberdade, v. 10, 1974.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980b.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLO, S. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. Ethica, Rio de janeiro, v. 13, n. 1, p. 17-35, 2006. Disponível em: http://professor.ufabc.edu.br/~la.salvia/wp-content/uploads/2016/09/gallo-filosofia-e-seu-ensino-conceito-e-transversalidade.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.

GALLO, Silvio. Filosofia na Educação Básica: uma propedêutica a paciência do conceito. In RIBAS, Maria Alice et al. Filosofia e Ensino: a Filosofia na escola. Ijuí: UNIJUI, p. 389-401, 2005.

JAEGER, W. W. Paidéia: a formação do homem grego. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOHAN, W. O. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.

MACHADO, C. R.; GONCALVES, R. C. S. A. O Ensino de Filosofia e a Lógica no Ensino Médio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS, 16; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO EM HUMANIDADES E LINGUAGENS, 1; SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA, 8, 2017, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2017. v. 6. Disponível em: https://www.ufn.edu.br/eventos/maiseventos/Edicaoatual.aspx?qtd=7042. Acesso em: 20 jun. 2019.

MACHADO, C. R.; CENCI, M. P. O Ensino de Competências Lógicas para a Formação Cidadã. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, v. 1, n. 32/33, p. 30-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/35110. Acesso em: 20 nov. 2020.

MURCHO, D. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.

MURCHO, D. O Lugar da Lógica na Filosofia. Lisboa: Plátano, 2003.

RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2014.

SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016.

SEVERINO, A. J. Do ensino de filosofia: estratégias interdisciplinares. Educação em Revista, Marília, v. 12, n. 1, p. 81-96, 2011. Disponível em: (PDF) Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares (researchgate.net). Acesso em: 21 nov. 2020.

VIEIRA, E. M.; XIMENES, V. M. Conscientização: em que interessa este conceito à psicologia. Psicologia Argumento, Paraná, v. 26, n. 52, p. 23-33, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19735. Acesso em: 12 dez. 2020.

WAGNER, P. A lógica. São Paulo: Parábola, 2009.

WALTON, D. N. Lógica informal: manual de argumentação crítica. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Rosa Machado, C., Coelho Ribas, . M. A. ., & Zanella, D. C. . (2021). ENSINO DE FILOSOFIA E O PAPEL DA LÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 4–16. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41432