Filosofia com crianças:

limites e possibilidades

Autores

  • Márcia Pereira da Silva Universidade de Brasília
  • Petterson William de Sousa Escola Normal da Ceilândia

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4074

Resumo

Este texto procura enfrentar o problema de que se proponha a filosofia na escola como experiência do pensar ”“ que deve ser livre e não coagida ”“ quando ela vai até a escola sem o necessário consentimento de todos os envolvidos no processo (os alunos, por exemplo). Este problema traz à discussão o ponto onde a institucionalização da prática filosófica traz problemas para a compreensão de como uma experiência do pensar, tal como a definida no Projeto Filosofia na Escola, pode estar presente em uma instituição que muitas vezes tem objetivos destoantes aos do Projeto, como é a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEWEY, John. Vida e educação. 5ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

KOHAN, Walter. Sugestões para implementar a filosofia com crianças em escolas. In: KOHAN, W. & WAKSMAN, V. (orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. 2ª ed. Petrópolis: Vozes,1998. ”“(Série filosofia com crianças; v.2)

______. Fundamentos à prática da filosofia na escola pública. In: W. Kohan; B. Leal & A. Ribeiro (orgs.). Filosofia na escola pública. Vol. V, Petrópolis: Vozes, 2000. p. 21-73.

LEAL, Bernardina. Filosofia com crianças: uma incursão. In: KOHAN, W.; LEAL, B. & RIBEIRO, A. (orgs.). Filosofia na escola pública. Vol. V, Petrópolis: Vozes, 2000. p. 88-116.

LIPMAN, Matthew & SHARP, Ann Margaret. A filosofia na sala deaula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

WAKSMAN, Vera. Quem é o professor de filosofia? In: KOHAN, W. & LEAL, B. Filosofia para crianças em debate. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. ”“(Série filosofia e crianças; v.4)

Downloads

Como Citar

Silva, M. P. da, & Sousa, P. W. de. (2011). Filosofia com crianças:: limites e possibilidades. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (4). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4074

Edição

Seção

Dossier "Projeto Filosofia na Escola"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)