Filosofia com crianças ”“

Um caminho forjado nas relações conflituosas entre teoria e prática e na reconstrução da figura docente

Autores

  • Maria Luzia Marcelino

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4071

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, Projeto Filosofia na Escola, Experiência Filosófica

Resumo

O texto mostra como a prática da filosofia com crianças pode mudar a trajetória pedagógica de um docente e tornar sua prática mais interessante para ele e para seus alunos. Mostra o movimento dessa prática na sala de aula ao longo de um ano de desenvolvimento de oficinas de filosofia com crianças de seis anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAUÃ, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

Holanda , Sérgio Buarque de. Novo dicionário da Aurélio da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1993.

Platão . Apologia de Sócrates; Críton.1ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

LIPMAN, M. A Filosofia vai à escola. S. Paulo. Summus, 1990.

MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criança.São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Downloads

Como Citar

Marcelino, M. L. (2011). Filosofia com crianças ”“: Um caminho forjado nas relações conflituosas entre teoria e prática e na reconstrução da figura docente. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (4). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4071

Edição

Seção

Dossier "Projeto Filosofia na Escola"