Filosofia para Crianças:

alternativa para uma infância plena ou um impulso para o seu desaparecimento?

Autores

  • Bárbara Negrini Loureçon
  • Camila Timpani Ramal
  • Carina Alves da Silva Darcoleto
  • Marília Lopes Leite

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3952

Resumo

Este texto trata da possível relação entre Filosofia para Crianças e "desaparecimento" da Infância, buscando especialmente em Matthew Lipman e Neil Postman o aporte teórico para pensar o papel da Filosofia perante uma infância em "desaparecimento". Diante da complexidade da temática, não temos a intenção de alcançar respostas, e sim instigar maiores reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BRAYNER, Flávio. Da Criança-cidadã ao Fim da Infância. In: Educação e Sociedade,ano XXII, n. 76, outubro 2001, p.197-211.

CUNHA, José Auri. Ensinar Filosofia ou Ensinar a Filosofar? In: KOHAN, W. O. e LEAL, B. (orgs.) Filosofia para Crianças em Debate. 2 ed. Petrópolis: Vozes, vol. IV, 2000.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, DF, 1998.

GADOTTI, Moacir. A Filosofia para Crianças e Jovens e as Perspectivas Atuais da Educação. In: KOHAN, W. O. e LEAL, B. (orgs.) Filosofia para Crianças em Debate. 2 ed. Petrópolis: Vozes, vol. IV, 2000.

KOHAN, Walter Omar.Filosofia para Crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Coleção (O que você precisa saber sobre).

LIPMAN, Matthew. Pimpa. 2 ed. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997. Coleção Filosofia para Crianças

_____. Alguns Pressupostos Filosóficos de Filosofia para Crianças. In: KOHAN, W. O. e LEAL, B. (orgs.) Filosofia para Crianças em Debate. 2 ed. Petrópolis: Vozes, vol. IV, 2000.

POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

RUSSEFF, Ivan. A Infância no Brasil pelos Olhos de Monteiro Lobato. In: FREITAS, M. C. (org.). História Social da Infância no Brasil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Downloads

Como Citar

Loureçon, B. N., Ramal, C. T., Darcoleto, C. A. da S., & Leite, M. L. (2011). Filosofia para Crianças:: alternativa para uma infância plena ou um impulso para o seu desaparecimento?. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (2). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3952

Edição

Seção

Comunicações