Ensino da Filosofia no Brasil

Autores

  • Gonzalo Armijos Palácios Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3797

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Filosofia, História da Filosofia

Resumo

Gostaria de discutir algumas idéias de um filósofo brasileiro que muito admiro e sobre quem já escrevi anteriormente. Trata-se de Oswaldo Porchat Pereira, professor do Departamento de Filosofia da USP e criador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp. Recebi de um estudante de pós-graduação em Sociologia Política da UFSC a cópia de uma conferência que Oswaldo Porchat ministrara em maio de 1998 sob o título “Discurso aos estudantes de Filosofia da USP sobre a pesquisa em Filosofia”. Leva um subtítulo instigador: “Gênero: provocatio.” A conferência fazia parte do II Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. Diz o professor Porchat: “E a pergunta imediatamente nos acode: pesquisa em Filosofia ou pesquisa em História da Filosofia?” (Grifos do autor) A questão de fundo está posta, mesmo que implicitamente: queremos formar filósofos ou historiadores da filosofia? E isto nos leva a outra questão: como formar filósofos e como formar historiadores da filosofia?

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Como Citar

Palácios, G. A. (2011). Ensino da Filosofia no Brasil. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (1). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3797

Edição

Seção

Participações Especiais