Filosofar e ensinar a filosofar

Autores

  • Gonzalo Armijos Palácios Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3773

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia

Resumo

Há várias maneiras em que podemos conceber o ensino da filosofia. Tradicionalmente, os cursos de filosofia se organizam em torno da História da Filosofia e os professores se limitam a comentar seus textos. Em alguns casos, os alunos já são informados, desde o início do curso, que a filosofia já está completa ou, no pior dos casos, ficam sabendo que eles, simples estudantes, não têm a menor chance de chegar a filosofar ou a ser filósofos. Sendo essas formas de conceber o ensino da filosofia algumas das causas para que um povo não filosofe, discutirei neste texto o que me parece uma aproximação correta ao ensino da filosofia que consiste, em poucas palavras, em provocar no contato com os alunos problemas a serem debatidos e a comparar as soluções dadas pelos alunos com as que foram e ainda são oferecidas pelos filósofos que um dia contribuíram e os que hoje estão contribuindo para o debate filosófico contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Palácios, G. A. (2011). Filosofar e ensinar a filosofar. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (1). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3773

Edição

Seção

Mesas