PRÁTICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: FILOSOFANDO COM A TRADIÇÃO E COM STAR TREK DEEP SPACE NINE NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35138Palavras-chave:
Texto Fílmico, Ficção Científica, Star Trek - Deep Space Nine, Pedagogia da Imagem, AlteridadeResumo
Discutir a potencialidade imagem em movimento no ensino de Filosofia e a compreensão do filme como discurso significante, conjugando as experiências desenvolvidas em pesquisas e sala de aula. Apresentar também recortes de disciplina ministrada que utilizou textos filosóficos e episódio de StarTrek Deep Space Nine. O filme é entendido como texto fílmico, um objeto em cuja materialidade estão inscritos diferentes códigos da linguagem cinematográfica, e como documento informacional, que comporta diferentes níveis de informações que necessitam ser reconhecidas e trabalhadas, a fim de que o uso pedagógico seja satisfatório. Assim, para além do entretenimento, o texto fílmico tem a possibilidade de ser usado como recurso pedagógico e de análise social. Observa-se como constitutivos do universo Trek os filmes realizados para o cinema e as séries televisivas.
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